O que faz um musicoterapeuta

Os tratamentos alternativos para cura de doenças modernas são cada vez mais procurados, como é o caso da musicoterapia.

Esse tratamento é feito pelo musicoterapeuta, que é um profissional que atua com todo tipo de pessoas. A musicoterapia recomendada para pessoas que estão em tratamentos psicológicos ou que buscam uma alternativa para melhorar sua saúde mental.

Esse profissional deve ter vastos conhecimentos psicológicos, musicais e médicos. Para atuar como musicoterapeuta é necessário ter ensino superior completo na área de Psicologia ou Psiquiatria, com especialização em terapia. Hoje em dia já existem cursos de nível superior de Musicoterapia, mas como são poucas as faculdades que oferecem esse curso, algumas pessoas optam por se especializar primeiro na área psicológica para então migrar para outra.
Existem outras especializações que podem ser feitas por esse profissional para aprimorar suas técnicas e conhecimentos.

Atualmente há poucos profissionais no mercado, tanto nas instituições públicas quanto privadas. Para atuar no setor público, o profissional qualificado deverá prestar concurso público, que acontece de acordo com a disponibilidade de cada órgão. No caso das instituições privadas, o profissional pode se candidatar ou oferecer seus serviços para as empresas. Há ainda a possibilidade de trabalhar de forma autônoma. O salário médio de um musicoterapeuta é de dois mil reais, e o valor médio da sessão varia de 50 a 60 reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *