O que faz um metrologista

Um metrologista é um profissional da medição. As suas funções estão relacionadas com a avaliação da qualidade de produtos através de ensaios laboratoriais, onde as características marcantes do produto analisado, como a sua massa ou resistência, são medidas. O SENAI tem a maior rede de laboratórios de metrologia do Brasil, que fazem análises aos mais variados produtos permitindo assegurar a sua qualidade e que não são nocivos para o consumidor.

Dessa forma, a atuação do metrologista é visível em várias áreas da indústria, sendo o seu trabalho essencial para a obtenção de dados fiáveis relativamente à qualidade de diversos produtos que usamos no nosso cotidiano, tais como os alimentos que consumimos ou os móveis que temos em casa.

Em termos de formação existe apenas um curso específico nessa área, o de Metrologia Dimensional, voltado para a análise de metais e mecânica. No entanto, cursos técnicos como os de Química, Física e Plástico têm a formação de Metrologia incluída na sua grade curricular, fazendo com que técnicos dessas áreas tenham a opção de atuar como metrologistas. Adicionalmente, existem cursos de qualificação que fornecem a formação necessária para exercer esta profissão,

Devido ao fato de a atuação destes profissionais ser transversal às mais variadas áreas da indústria, o mercado de trabalho se apresenta favorável. Em termos de remuneração, o salário de um metrologista tende a variar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00, dependendo do local onde trabalha e da área na qual atua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *