O que faz um mestre-de-obras

O mestre-de-obras é o profissional responsável por fiscalizar e supervisionar a construção de uma determinada obra, desde o seu início até a sua conclusão.

Apesar de ser uma profissão desvalorizada, a função do mestre-de-obras é de grande valor na área da construção civil.

O mestre-de-obras, acima de tudo, lidera a equipe de operários envolvidos na obra e mantém engenheiros e arquitetos informados sobre o andamento da construção.

Este profissional é também responsável por receber e verificar os materiais de construção.

Não existe formação escolar específica para um mestre-de-obras, porém alguns requisitos são de fundamental importância: capacidade de liderança, boa comunicação, noção de cálculo (indispensável para fazer o orçamento da obra), e  noção de desenho técnico para interpretação de trabalhos de engenheiros e arquitetos.

19 Comments

  1. jaqueline

    4 de outubro de 2010 às 12:50

    eu gostaria de saber com quer o mestre de obra precisa para fazer uma construçao?

    • Edmundo Amado

      18 de outubro de 2016 às 12:43

      Ver vídeo de Edmundo Amado.
      Mestre de obras qualificado
      Instrutor de pedreiro

      Pode me perguntar qualquer assunto sobre construção cívil.

      Só abrir qualquer vídeo. Faz seu comentário e pergunta que eu respondo gratuitamente.

  2. mestre da obras

    12 de novembro de 2010 às 20:56

    Eu gostaria que os mestres de obras fossem profissionais reconhecidos

  3. sueli

    14 de abril de 2011 às 17:08

    o verdadeiro engenheiro de uma obra com certeza e realidade sem duvidas é o mestre de obra ele realmente teria que ser mehor renumerado existe engenheiros que se informa com o mestre de obras se está certo ou errado alguns trabalhos dentro do canteiro é ele que sabe tudo!.

    • marcos

      18 de novembro de 2016 às 1:41

      meu caro o engenheiro e o responsável por tudo que acontece na obra, e claro que ele deve perguntar como esta indo o canteiro ao mestre, pois o mestre e subordinado a ele, e deve explicar, tudo o que acontece na obra, se tem algo errado,ou não afim de ser reparado a tempo, agora o mestre ser o engenheiro, não condiz, a menos que ele tenha diploma de engenheiro, ai seria mestre engenheiro, pois seria formado em calculo, que definem o que se deve fazer, o calculo preciso das cargas e forças atuante naquele projeto, mesmo com todos conhecimento nos cálculos as vezes a erros e que devem ser corrigidos, o mestre e alguém que vive o cotidiano do canteiro, e e comum a troca de experiencia, entre engenheiro e o mestre, cada um na sua especificação, engenheiro mais atualizados com rotinas e canteiro de obras são mestres também e unem as duas careiras, porem não seria viável por um engenheiro de mestre da obra o que seria muito bom para o projeto, só financeiramente seria inviável, pois o valor da mão de obra desse profissional e de ate dez vezes ou mais do valor de um mestre de obra, e seu currículo e bem diferente ele e formado ciências exatas e é a autoridade máxima em uma obra, pois a obra e dele, nem um juiz, tem poder de intervir a uma decisão de um engenheiro, ficando esse julgamento a cargo de um corpo de engenheiro formados do conselho do CREA, sendo uma profissão de muita responsabilidade, onde o mestre de obra e seu braço direito e sempre e bom ter esse profissional que vivencia o dia dia da construção a troca de experiencia e um fator que só vem a agregar valor ao setor da construção civil

  4. Mindless Behavior

    7 de julho de 2011 às 12:17

    Pow um mestre de obras não sei se é uma boa profissão mas vou tentar ver se é mesmo

  5. Geraldo

    17 de julho de 2011 às 16:37

    O mestre de obras é um profissional formado pela experiencia. Mas, como essa “escola” não é reconhecida, o valor desse profissional é relegado ao descaso. Isso é lamentável! Aliás, quem tem algum tipo de reconhecimento na construção civil? O valor dos envolvidos nessa área, com excesão dos engenheiros, é medido pela remuneração que recebem.

    • Hidelbrando Elias

      9 de abril de 2016 às 14:07

      Meu nome é elias também sou mestre e concordo totalmente com você.

  6. ana raquel pereira dos santos

    1 de agosto de 2011 às 17:05

    faço curso de mestre de obras é excelente profissao ,mais pessoa tem q ter muita resposabilidade,é gosta dá profissao pq vc bate muito ah cabeça…………..indico pra q gosta de costruçao civil………

  7. joseval

    31 de julho de 2012 às 7:57

    vou fazer o curso de mestre de obra e quero entra no mercado de trabalho da construçao civil.

  8. reginaldo

    4 de janeiro de 2013 às 17:34

    ser um mestre e saber orientar bem os pedreiros e os demais funcionarios do canteiro de obras para que eles possam executar um bom serviço ,conhecer a construçao civil ja ter metido a mao na massa e ter conhecimento com a parte hidraulica e eletrica a parte estrutural conhecer um pouco de cada coisa e o melhor de tudo levar a serio essa profissao repassar seus conhecimentos pois assim voce tambem estara ajudando a formar melhores profissionais dentro e fora da empresa exigir ipis dentro do canteiro saber ouvir e tambem explicar ser duro mas amolecer quando preciso for pois assim voce tem tudo para ser um otimo mestre de obras ,e boa sorte a quem quiser seguir essa profissao pois bons profissionais sao sempre bem vindos

  9. Paulo giovanni

    30 de junho de 2013 às 14:43

    Faço curso de mestre de obras no Senai ,e tambem fiz téncico de Edificações
    porem acho que as Empresas deveriam dar mais oportunidades para
    quem não tem tanta experiência nessa função

  10. jose americo dias

    8 de dezembro de 2013 às 7:46

    já trabalho na construção civil há muito tempo. Porém fiquei fora algum tempo. Sou carpinteiro e tenho experiencia em outras profissões da construção civil. Será que terei dificuldade ao retornar? estou fazendo o curso de mestre de obras.

  11. aphiudo

    3 de janeiro de 2014 às 14:00

    estou pensando em fazer curso de mestre de obras. mas sou pessimo em calculos sera que isso pode levar minha carreira para o brejo,mas sou um excelente lider de turma tenho ensino medio concluido e dois anos de carteira assinada vou fazer e estou confiante que tudo vai da certo ..a indeia do meu colega de comentario geovane me auto enfluenciou entao vou entrar com tudo no ano que vem..

    • maria de jesus deifiachi

      22 de novembro de 2014 às 16:35

      Eu me chamo Maria,estou fazendo o curso de Mestre de obras e gostaria de informações sobre este assunto mais detalhadamente.Desde já agradeço sua atenção!

  12. flavio angelo de carvalho

    6 de outubro de 2014 às 21:16

    Então fiz o curso de mestre de obra no Senai com 1 ano de durabilidade. trabalho na construção civil a mais de 12 anos, 5 deles na mesma empresa,pois acredito que tempo de empresa é um ótimo caminho para se chegar a um cargo de mestre de obra.pensando assim,ao concluir o curso a 1 ano fui promovido ao cargo de mestre de obra.com muita dedicação ao trabalho e a empresa.mas reforço um aviso,a profissão reque taleto experiencia e gosta muito da profissão, não pelo salario,mas sim por amor,por gosta do que faz.

  13. Luzimar Alvs Fonsecade

    9 de setembro de 2015 às 15:58

    Ser um mestre de obras nao e so conhecimento de obra mas sim ter conhecimento de piscicologia ou seja conhecer um pouco o ser humano que e muito deferente uns dos outros no jeito de pensa e agir fala de interpreta a vida, voce tem que ser duro na horas certa e flexcivel quando precisa. EU AMO A MINHA PROFISSAO.

  14. Magnus Alexandre Silva

    17 de maio de 2016 às 14:22

    Goatei quero fazer o curso de mestre de obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *