O que faz um médico intensivista

O médico intensivista é um dos profissionais que fazem parte da equipe intensiva de um hospital. Este profissional é o responsável pelo quadro geral do enfermo, gerenciando as atividades dos demais membros dessa equipe, que pode ser composta por vários outros profissionais.

A equipe intensiva é a responsável pelos pacientes da unidade de terapia intensiva, conhecida como UTI. É formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentre outros profissionais da área da saúde.

Dentre as diversas funções de um médico intensivista estão a análise de exames de laboratórios, radiografias, tomografias, e demais exames que tem como objetivo mostrar a situação do paciente. Além disso, ele será o responsável por realizar prescrições e procedimentos que visem melhorar a condição dos pacientes.

Um médico intensivista pode trabalhar em hospitais públicos e privados, nas áreas de emergência ou UTI. Para se formar nessa profissão é necessário concluir a faculdade de Medicina e finalizar a residência médica. Para trabalhar em hospitais privados, basta se candidatar ao cargo, apresentando um currículo profissional. Para os hospitais públicos, é necessário fazer concurso e apresentar os títulos requeridos.

As características necessárias para se tornar um bom médico intensivista são:

  • Equilíbrio emocional;
  • Capacidade de tomar decisões rápidas;
  • Saber trabalhar sob pressão;
  • Raciocínio lógico apurado;
  • Ter um lado “humano” para lidar com os pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *