O que faz um médico auditor

A Auditoria Médica foi recentemente regulamentada no Brasil, constituindo-se um novo campo profissional para um ofício relativamente antigo. Por muito tempo essa função foi desempenhada por administradores hospitalares, já que sob alguns aspectos lhe é análoga.

O médico auditor é o profissional responsável pela correta utilização dos leitos hospitalares e critérios mínimos de cuidados ao paciente. Ele evita, por exemplo, que um leito do Sistema Único de Saúde (SUS) seja utilizado por uma pessoa que poderia ser tratada em sua residência, ocupando o lugar de um paciente em estado grave. Nos planos de saúde, é ele quem analisa os pedidos de procedimentos delicados ou de alto custo, trabalhando sempre em sintonia com o médico da modalidade responsável.

Além dos casos específicos, paciente a paciente, o médico auditor também pode avaliar despesas em um hospital, analisando faturas de custos de um tratamento, na intermediação das negociações de preços para redes hospitalares, auditar faturas médicas com a finalidade de evitar irregularidades ou abusos.

Salário inicial
Pesquisas recentes têm apontado o perfil do médico auditor como um profissional com larga experiência (mais de dez anos desde a formação inicial, vários cursos de especialização), o que garante ao profissional um salário inicial acima da média da classe médica.

O que estudar?
É necessária formação em Medicina, mas não existem no momento, no Brasil, cursos de graduação em Auditoria Médica. Recomenda-se uma especialização relacionada a Administração Hospitalar, e especializações voltadas diretamente a Auditoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *