O que faz um marceneiro

Ainda que hoje a maioria dos móveis seja produzida pelas fábricas, ainda existe uma área de atuação bem extensa para o marceneiro. Esse profissional é o artesão responsável por criar ou consertar móveis e outros objetos de madeira.

Para ter sucesso nessa profissão, é preciso ter boas habilidades manuais e saber utilizar diversos instrumentos, como os de corte e raspagem. É uma área que exige muito cuidado, já que os acidentes são bastante comuns.

Para se tornar um marceneiro não é preciso ter nenhum tipo de formação. No entanto, alguns conhecimentos de física e matemática podem facilitar alguns trabalhos, e aqui no Brasil já existem alguns cursos de curta duração que podem dar uma noção sobre o trabalho do marceneiro, ensinando a desenvolver certas habilidades necessárias. Algumas características pessoais podem ajudar, como:

  • Organização
  • Interesse pela arte
  • Detalhismo
  • Criatividade
  • Habilidade com trabalhos manuais

No entanto, a prática é fundamental para o aperfeiçoamento. Um marceneiro pode seguir carreira por conta própria, conseguindo seus próprios clientes através de divulgação do seu trabalho, ou então trabalhar para alguma marcenaria ou fábrica de móveis.

No caso de trabalhar como funcionário de marcenaria, é preciso ter paciência, já que é possível que se comece como ajudante. Na fábrica, já é possível começar atuando como marceneiro, mas algumas exigências podem ser feitas, como o conhecimento prévio da forma de alguns móveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *