O que faz um lobista

Apesar de ainda ser ilegal no Brasil, as maiores empresas tentam sempre obter melhores ligações, favores ou ajudas junto do governo, tentando ter diretamente ou indiretamente influência no país, assim como obter benefícios graças aos regulamentos governamentais.

Um lobista é uma pessoa de alto estatuto e boas ligações que representa uma empresa e funciona como intermediário no governo.

O lobista tenta usufruir da sua boa posição para de alguma forma levar o governo a beneficiar a empresa que representa, através de maiores investimentos e financiamentos, de alterações favoráveis dos regulamentos ou através de parcerias estratégicas com o objetivo de beneficiar o monopólio da empresa.

Atualmente este sistema é ilegal no Brasil, pelo que estas negociações poderão ocorrer “às escondidas”, são necessários conhecimentos de Gestão e Direito e é necessária uma posição social alta.

1 Comentário

  1. Sebastiao Moco

    12 de Maio de 2017 às 18:10

    Conceitos organizados de modo pratico, para os nao-especialistas das materiais abordadas, permitindo uma participacao social, alicercada, no linguajar proposto pelos autores. E sem duvida, uma ferramenta valiosa, que permite aos interessados, uma participacao consciente, o que eleva o protagonismo e pratica da cidadania positiva, pelas melhores escolhas, dentre os varios pacotes ou programas a diposicao da sociedade, pelos seus agentes aos destinatarios finais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *