O que faz um inspetor de qualidade

Cada vez há maior preocupação com o bem-estar da população e por isso, os governos investem no apertamento das legislações e controles de qualidade para garantir que a população consome ou compra o máximo possível de produtos de qualidade, para manter índices de satisfação e de saúde positivos.

O Inspetor de Qualidade investiga e inspeciona determinado produto, fábrica, estabelecimento ou negócio para confirmar que as suas atividades e qualidade estão de acordo com os padrões regulamentados para garantir a segurança, satisfação e saúde do cliente direto ou indireto.

Algumas empresas podem procurar Inspetores de Qualidade para garantir a qualidade dos seus produtos, ou podem pertencer a empresas ou grupos pertencentes ao governo com o objetivo de investigar a qualidade de vários negócios, como lojas, restaurantes, fábricas, produtoras, entre outros.

39 Comments

  1. maycon

    3 de novembro de 2010 às 16:35

    queria saber oque faz um programador e operador de centro de usinagem cnc

  2. janilce

    31 de janeiro de 2011 às 21:50

    Uma mulher pode ser um inspetor de qualidade.

  3. andre

    3 de fevereiro de 2011 às 11:29

    claro que uma mulher pode ser uma inspetora de qualidade, contanto que ela saiba dos procedimentos e as normas que sao exigidas, nao ha problema algum.

  4. Bianca Rosa

    14 de fevereiro de 2011 às 21:17

    É logico que uma mulher pode ser Inspetora de qualidade, somos tão capazes quanto os homens e mais criteriozas e cuidadosas no nosso trabalho.
    Me orgulho muito por ser uma Inspetora de Qualidade…..

  5. marcelo

    21 de fevereiro de 2011 às 22:38

    o que tem de interessante em ser um inspetor de qualidade,é um cargo
    mais pra frete posso usa pra fazer alguma faculdade

  6. Angélica

    9 de abril de 2011 às 11:23

    Estou com dificuldade de encontrar um curso tecnico de inspeção de qualidade.

  7. marcos andré

    27 de abril de 2011 às 10:18

    olá sou Inspetor de Qualidade, em industria de fabricação de tampas: cosméticos, shampoo, detergentes, etc..
    tenho tido problemas com os gerentes no sentido de minhas análises das tampas, são muito minuciosas, e em nossa ficha de análise temos que APROVAR, APROVAR COM RESTRIÇÃO, OU REPROVAR.
    No caso precisava de um esboço, para ser mais susinto e preciso, tipo:

    2º turno: iniciada OP( ordem de produção) tampa na cor padrão, atendendo a todos os requisitos de conformidade, boa qualidade, sem alteração até o momento.

    ESSE tipo de inicio de op está ruim?? teria vc um exemplo melhor de inicial, como também o término de ordem de produção?

    tipo: encerrada ordem de produção sem alteração. tipo assim? como vc me daria com exemplo.

    abraços. agradeço a ajuda.

  8. Silvia

    13 de julho de 2011 às 23:03

    Sim, uma mulher não só pode ser inspetora de qualidade como pode ser supervisora de qualidade. Essa é a minha função na empresa onde trabalho.
    Sucesso…

  9. Filipe de Paula

    1 de agosto de 2011 às 17:46

    VOCES MULHERES estao de parabens .. tudo que fazem, sai perfeito…
    Agradeço a Deus por te-las criado… voces sao bem capazes…
    Sou aluno de Engenharia Quimica e reconheço voces so otimas..
    quiserem me conhecer.. [email protected]

  10. Luciano Batista Campos

    31 de agosto de 2011 às 4:57

    Sou Tecnico Controle de Qualidade.

    Quero deixar minha mensagem de Guardião da Qualidade.

    Novos tempos, tudo se diz redução de custo e aumento de produtividade e com tudo isso a qualidade vem se apertando de forma preocupante.

    Sou criterioso quando se diz redução de custo envolvendo produtos já consumidos pelos nossos clientes, na fase de redução cada detalhe é importante dados são fundamentais…

    Numca esqueçam a Qualidade é o guardião de sua empresa, ou seja, a qualidade está em cada um de nós basta colocamos em pratica… esse e o desfio de muitas gestores da qualidade.

    Abs.

    Luciano

  11. DANIELA ROCHA

    31 de agosto de 2011 às 23:44

    adorei estas perguntas e estas respostasss pois vou começa o curso inspetor de qualidade no senai. …..tirou todas as minha duvidas.
    agora sim que eu vou fazer mesmo.
    um abraço
    Dani

  12. junior alex

    15 de setembro de 2011 às 20:11

    Queria saber se apos terminar o curso de inspetor de solda eu posso entrar na empresa como inspetor de solda?

  13. SAMUEL SANTOS

    15 de setembro de 2011 às 20:29

    QUALQUER PESSOA PODE SER UM INSPETOR DE QUALIDADE DESDE QUE, ELA CONHEÇA CONTROLE DE MEDIDAS, TIPOS DE SOLDAS SOLDAS LP, CAMPOS MAGNÉTICOS.ISSO NA AREA INDUSTRIAL DE CALDERARIA E USINAGEM.

  14. Renata Costa

    23 de setembro de 2011 às 10:55

    Por favor alguém me ajude a encontrar cursos na area de Inspetor de qualidade industrial trabalho na area mais desejo me qualificar, me aprimorar na area, preciso de cursos proximo onde moro que em duque de caxias- RJ. obrigada

  15. RUMENYGO TAVARES

    21 de outubro de 2011 às 18:31

    OI,TRABALHO EM UMA EMPRESA EM QUE TEM TRES SETORES DIFERENTES,COMO:USINAGEM,ESTAMPARIA E SERRALHERIA,EU TRABALHAVA NO SETOR DE USINAGEM EM TORNOS A CNC,E AGORA ESTOU NO SETOR DE QUALIDADE,E ESTOU COM MUITA DIFICULDADE DE SEGUIR EM FRENTE NESSA AREA,O PROBLEMA É O SEGUINTE.TEM PÇS Q SAO PRODUZIDAS E AS VEZES TENHO DUVIDAS SE ELES ESTOU BOAS PARA MANDAR PARA O CLIENTE E QUANDO VOLTO AS PÇS PARA FAZER UM RETRABALHO OS ENCARREGADOS DIZEM,”HA,ESSAS PÇS ESTOU BOAS,PODE MANDAR,EU ASSINO EM BAIXO,MAIS NO FINAL DAS CONTAS NAO ASSINA E EU POR NAO QUERER FICAR COM UMA BUCHA NA MAO ACABO LIBERANDO PARA A EXPEDIÇAO,AI DPOIS AS PÇS VOLTA E O CLIENTE DIZ Q TA ERRADAS,E EU ACABO TOMANDO BRONCA DO MEU CHEFE”.Q TIPO DE ATITUDE TENHO Q TOMAR PARA Q OS MEUS CLIENTES FIQUEM SATISFEITOS E EU NAO TOMAR + BRONCA DO MEU CHEFE,SO Q TENHO UM PROBLEMA,FAZ APENAS 3 SEMANAS Q ESTOU NESSE SETOR,E AS PESSOAS Q TEM NA FABRICA NAO QUER MIM AJUDAR,AI EU TENHO Q FAZER TUDO SOZINHO, E NAO TA FACIO NAO,ESTOU COM MUITA DIFICULDADE D SE DESENVOLVER NESSE SETOR.ASS.: RUMENYGO TAVARES OSASCO-SP.

  16. Caique Viana

    27 de outubro de 2011 às 16:21

    Olá.. Estava com duvida em fazer o curso de Inspetor de Qualidade, depois de ler algumas perguntas e respostas aqui.. me senti mais seguro em fazer.. o Senai tem oferecido muito curso bom para que as pessoas possam se preparar para o mercado de trabalho..
    Depois de um curso de Inspetor de Qualidade, qual curso vocês me indicariam ?
    Estive pensando em fazer um Técnico em Instrumentação.

  17. Luciano Batista Campos

    2 de novembro de 2011 às 0:07

    Olá Rumenygo Tavares.

    Sou Tec. Controle Qualidade em uma empresa de plásticos, infelizmente ainda existe pessoas que dizem ser encarregado tendo essa visão negativa de somente produzir e produzir… No mercado já existe profissionais da produção que já estão atuando no setor da Qualidade e sendo um diferencial para o setor.

    Pela suas palavras você está em zona de desconforto, minha recomendação é o seguinte.

    Na Qualidade não existe meio termo ou mais ou menos, se a peça está fora do limite inferior ou superior ela está reprovada, ponto final, se a peça tem um desenho e lógico que tem especificação, pergunte para o encarregado porque ele produziu a peça não conforme? E solicita a ele um plano de ação para não ter reincidência do caso.

    Com dados da peça não conforme em mãos bloqueia o lote e divulga via email ou memorando as informações ao seu superior.

    (Caso seja necessário aprovar uma peça fora de sua especificação, minha sugestão é que você convoca uma reunião emergencial da Qualidade com seu superior e juntos vocês vão realizar uma analise critica da situação, você não deve aprovar uma não conformidade por impulso de um encarregado, todos devem ser envolvidos nesta situação).

    Existe um documento chamado de Concessão, existe caso que o fornecedor é transparente com o seu cliente e solicita a abertura deste documento e muitas das vezes a concessão é aprovada pelo próprio cliente.

    Você precisa ser mais firme quando se diz Qualidade, não seja ignorante seja flexível, programa de conscientização da Qualidade ajuda a equipe.

    A Qualidade é o guardião da empresa, lembre-se disso.

    Grande Abraço.

    Luciano SJC/SP

    Email: [email protected]

  18. herminio Pinto

    3 de novembro de 2011 às 18:12

    Tenho experiencia e trabalhei em uma empresa como técnico de qualidade e inspetor de materiais, o que devo fazer para abrir uma empresa de inspeção de material junto ao fabricante fornecedor para atender os cientes? E assim cooperar para que o produto chegue com garantias de especificação como o cliente comprou?

  19. mérola fabiana sao bernardo do campo

    4 de dezembro de 2011 às 16:46

    olha vou fazer o curso no senai de inspetor de qualidade gotaria de saber se vai ser facil arrumar serviço nessa area,e se é complicado para aprender e se tem preferencia por homem ou mulher.boa atrde obrigada

  20. Renata Giraldelli

    12 de janeiro de 2012 às 10:36

    olá, gostaria de saber como se deve proceder uma inspetora da qualidade em uma industria de alimentos. Seu que a qualidade hoje é tudo em uma empresa. Obrigada

  21. marilene rodrigues

    21 de janeiro de 2012 às 18:40

    Vou começar um curso no Senai de Inspetor de Qualidade estou feliz, espero ter sucesso na area escolhida e ter oportunidade na empresa que trabalho .

  22. cristiane

    25 de abril de 2012 às 18:58

    Eu trabalhei numa empresa a 16 anos e a 8 anos fui promovida como inspetora somente, apesar de exercer controle de qualidade na minha carteira só tem como inspetora posso exigir da empresa que coloque especificamente que foi de qualidade isso pode ser problema na hora de arrumar outro emprego porque geralmente me perguntam inspetora de quê? e fico sem saber o que responder ou preciso fazer um curso de aperfeiçoamento.

  23. cintia

    29 de junho de 2012 às 12:09

    quero fazer um curso de Inspetor de Qualidade onde encontro? Moro no Rio Grande do Norte.

  24. José Rodrigues

    28 de setembro de 2012 às 16:05

    Sou formado em engenharia mecânica há dez anos e sempre trabalhei na área de produção no ramo automobilístico, apesar de ter realizado atividades de planejamento de produção e implementação de melhoras no processo, trabalho padronizado, cronoanálise, lean manufacturing, meu cargo sempre ficou como montador. Acabei de me desligar da empresa e estou buscando minha recolocação eu gostaria de atuar na área de engenharia de processos ou qualidade. Comecei a fazer dois cursos Six Sigma e Gestão em Lean Manufacturing. Gostaria de saber qual é a melhor maneira para eu conseguir uma oportunidade em uma destas áreas e quais cursos seriam importantes que eu fizesse?

  25. Alessandra

    2 de janeiro de 2013 às 14:10

    Boa tarde! Sou inspetora de Qualidade á 10 meses em uma empresa de Plástico,mesmo tendo bastante conhecimento dos produtos que inspecionou,tenho bastante dificuldades,pois sou a única inspetora de qualidade na empresa para três turnos,e fica difícil cercar as não-conformidades,pois são vários tipos de produtos e produz 24hs por dia,já falei em reuniões para contratarem outro inspetor,mais não adianta eles dizem que dou conta,pois está diminuindo o número de máquinas,mais sempre tem devoluções ou reclamações,e fico muito mal quando isso acontece,e depois que começei a trabalhar nessa área, sonho sempre com o trabalho,e sempre estou estressada e desanimada,pois tenho que ficar batendo de frente com os mecânicos que são muito teimosos,pensei em desistir do cargo,cheguei até falar com meu gerente,mais ele disse que não devo desistir,pois “desistir é fácil”,e além do mais a empresa paga o curso Técnico em Plástico para min e assim que eu terminar, vou começar Técnico em Qualidade e isso pesa muito quando penso em disistir, pois não sei se vou ter essa chance em outra empresa.
    Preciso de um conselho para melhorar minha auto-estima e me sentir capaz de seguir em frente. Obrigado!

  26. LCS

    9 de março de 2013 às 21:06

    Boa noite! moro em Campos do Jordão, trabalho em uma empresa de chocolates.Sou inspetora de Qualidade ah um ano, não tenho curso técnico, tenho esse cargo devido ao tempo de serviço e ao bom desempenho dedicado a empresa.
    Estou com muita dificuldade, é uma empresa onde se produz produtos variados e trabalham três turnos, alem disso o gerente de produção não é fácil não, só pensa em produzir, mas tem na empresa a engenheira de alimentos que é a maior responsável pelos produtos, e muitas vezes minha palavra não vale nada, só porque não tenho estudo…. ta difícil, mas desistir jamais

  27. jucilene s. gomes

    20 de março de 2013 às 10:50

    eu gostaria de saber qual a diferença entre auditor interno e inspetor da qualidade

  28. cristiano

    17 de abril de 2013 às 21:20

    Moro em Bananal, SP quero fazer um curso de inspetor de qualidade a onde é q eu encontro este curso?

  29. Moises

    5 de maio de 2013 às 18:06

    Moro em luanda, Angola fiz o curso de inspetor de qualidade no cinfotec quero tanto saber se o inspetor de qualidade tem de ter total conhecimento de autocad?

  30. Black Mamba

    7 de maio de 2013 às 11:49

    Moises, Dê uma uma olhada no conteúdo programático do curso de AGENTE DE INSPEÇÃO DE QUALIDADE, oferecido pelo SENAI ( Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – BRASIL).

    https://www.sc.senai.br/siteinstitucional/servicos/curso/show/curso/2007/nome/agente-de-inspecao-de-qualidade

    Não sei se é a mesma coisa aí de Angola, mas de qualquer forma, boa sorte 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *