O que faz um inspetor de equipamentos

O indivíduo que atua como inspetor de equipamentos é o profissional técnico que tem como responsabilidades fundamentais zelar pela integridade e segurança dos equipamentos e instalações da empresa para a qual trabalha. Nesse sentido, entre as suas funções estão a efetuação de testes diagnósticos de pressão, a calibração de instrumentos de cálculo e inspeção, assim como a realização de ensaios metalográficos, destrutivos e não destrutivos.

Entre as indústrias que mais procuram este profissional se encontram a petrolífera e a mecânica. Dessa forma, os equipamentos que, por norma, este profissional inspeciona são dutos, reatores, trocadores de calor, torres e máquinas industriais em geral.

De forma a poder atua como inspetor de equipamentos o indivíduo deve ter formação ao nível superior ou habilitação técnica. Entre as graduações que dão acesso a este cargo estão a Engenharia Mecatrônica e Engenharia Industrial. Relativamente aos cursos técnicos, existem cursos específicos de inspeção de equipamentos. A remuneração desta atividade pode variar entre os R$ 3.000,00 e os R$ 10.000,00.

Entre as competências e conhecimentos que um inspetor de equipamentos tem que adquirir se destacam noções de processamento químico e petroquímico, deterioração de equipamentos, metrologia, proteção ambiental, desenho técnico, noções de qualidade e segurança, identificação de metais, metalografia, testes mecânicos e medição de taxas de corrosão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *