O que faz um inspetor de alunos

Ao inspetor de alunos, também conhecido por monitor de alunos, é atribuída a responsabilidade de zelar pelo bem-estar dos alunos, bem como pela sua disciplina.

As suas principais funções são as seguintes:

  • Zelar pela boa conduta dos alunos;
  • Controlar a entrada e a saída dos alunos;
  • Evitar que os alunos danifiquem os equipamentos e sujem o espaço escolar;
  • Garantir o cumprimento do horário escolar;
  • Auxiliar os alunos que apresentem mal-estar físico;
  • Reportar ao diretor as infrações cometidas pelos alunos;
  • Cuidar das requisições de material escolar.

Para além das responsabilidades concernentes aos alunos, o inspetor de alunos deverá também estar pronto a auxiliar os professores, fornecendo-lhes os materiais solicitados e ajudando-os quando necessário.

33 Comments

  1. fernanda frança

    7 de agosto de 2012 às 20:28

    obrigada mas quero saber mais é dever do inspetor fechar a unidade escolar? por favor me respondam rapido.obrigada

    • Bela

      19 de novembro de 2014 às 20:06

      Oi, Acho que não.Sou estagiaria em uma escola publica agora pense….. faço tudo dentro da escola, ajudo na cozinha, na secretaria, na sala de aula, monitora do ônibus etc…
      Se fosse ver não seria minha função mas, como gosto do que faço então colaboro, tem horas que penso em desistir. Então fechar escola isso pra mim não é nada mas, procure seus direitos.
      tchau!

  2. Carla

    4 de fevereiro de 2013 às 20:09

    Boa Noite. Estou a procura da seguinte informação: é dever de inspetor de alunos fechar a unidade escolar e consequentemente ficar com os alunos que os pais se atrasam para o horário de saída no último periodo de aula, passando de seu horário da trabalho. Sendo isso dever a partir de quanto tempo a mais ficado em seu local de trabalho começa a se contar hora extra.
    por gentiliza preciso com urgência dessas informações.
    Desde já agradeço a atenção.

    • Ricardo

      11 de julho de 2016 às 19:10

      Eu ponho sempre águas de galão nos setores da faculdade isso é certo

  3. Ariani

    25 de abril de 2013 às 12:08

    Gostaria de saber se existe um concurso publico especifico área de inspetor de alunos?

  4. Gerson

    7 de junho de 2013 às 19:23

    Assunto:Pedido de esclarecimentos.
    Senhor(es).
    Peço atenção para os factos que passo a expor…
    Trabalho em um colégio como inspetor de aluno e,frequentemente sou solicitado a enche bolas,armar rede de volei,fornecer coletes,encher galão de agua do bebedouro do professor,levar bola para o prof.dar aula(sendo que o prof.tem que ter seu plano de aula),pegar colchonetes para a educação física,enfim,fornecer todo o material de educação física(o professor não pega os materiais ou quando pega sempre está faltando material e grita para levar alguma coisa),e no final da aula recolher tudo(fica tudo espalhado pelo ginasio) e guarda tudo.
    Diante dos factos narrado peço esclarecimento se possivel por email.

    Agradeço antecipadamente a atenção de V. Exa.

  5. DAIANA OLIVEIRA DOS SANTOS LINO

    17 de junho de 2013 às 14:34

    Qual as obrigações de um inspetor de Aluno?

  6. karla

    10 de julho de 2013 às 23:42

    Por favor, me responda esta pergunta de um simulado, um inspetor de alunos verifica que um aluno esta na hora do recreio com revistas improprias o que ele faz? não interferi? comunica à direção da escola? toma a revista e entrega ao responsável? conversa com o aluno sobrea proibição de levar? ou providencia ser afastado pela escola? Qual a resposta certa? Obrigada
    Estou na dúvida pois no simulado esta com uma resposta e numa prova de um concurso anterior esta com outra resposta

  7. Janaina

    23 de julho de 2013 às 21:27

    Boa noite!
    Gostaria de saber como agir e falar com um aluno que foi desrespeitoso para comigo? E quanto tempo devo ficar na sala de aula para um professor?
    Obrigada!

  8. Rodrigo

    6 de agosto de 2013 às 20:37

    Ola
    Gostaria de um esclarecimento que surgiu na escola que trabalho.
    O professor de PEB II de ed. Fisica esta de licença medica, a secretária de educação não mandou um substituto Os professores de sala ,PEB I, cobraram a direção esse horário em que os alunos ficam em ed fisica e os mesmos ociosos (eles não ganham para dar ed fisica)
    A direção por sua vez disse aos inspetores que deveriamos cobrir esses horarios ficando com as crianças na biblioteca ou na quadra e que tal orientação veio da secretária de educação ( são ao todo 35 aulas semanais)
    Estou disposto a bater de frente e me negar a fazer. Me esclareça se sou obrigado a fazer ou não?
    Obrigado ,fico no aguardo da resposta

  9. Claudete

    15 de agosto de 2013 às 22:58

    gostaria de saber se o inspetor de alunos é obrigado a ficar em sala de aula na falta de um professor durante todas as suas aulas daquele dia. e também se esse inspetor apresenta problemas de saúde, justamente por estas tarefas e está com atestado médico dizendo para não faze-las?

    • Fernanda

      1 de junho de 2014 às 20:55

      Você NÃO TEM OBRIGAÇÃO NENHUMA DE FICAR EM SALA DE AULA, ISSO NÃO É ATRIBUIÇÃO SUA.SE TÁ FALTANDO PROFESSOR, MANDA OS ALUNOS para o pátio e lá sim você dever olhar, não seja boba, ninguém (nem mesmo a diretora) pode te obrigar a ficar em sala de aula.Isso é desvio de função e se você fica em sala de aula, e acontece algo (briga por exemplo) você ainda será responsabilizada.Nenhum inspetor de alunos tem obrigação de ficar em sala de aula, independente de quantos professores faltem.A direção que arrume uma solução.Se você recusar-se, ela não pode tomar nenhuma medida legal contra você e se ela tentar, corrar atrás de seus direitos, reclame na Ouvidoria da secretaria da Educação.

  10. Aparecida de Jesus Andrade

    21 de agosto de 2013 às 20:15

    fiz concurso para atuar como inspetora de alunos mas a diretora aonde trabalho colocou me para ficar dentro de uma sala de aula todos os dias na sala de um pessoal do prezinho e de jardim que é das 11:30 até 13:00. Fiz concurso para atuar no pátio da escola e não dentro de sala de aula. onde devo procurar ajuda para a resolução deste problema…

  11. Eduardo Viana Bernardes

    30 de agosto de 2013 às 12:42

    Pedido de esclarecimento…
    Peço atenção para os fatos que passo a expor…
    Trabalho em um colégio como inspetor de alunos, e frequentemente sou solicitado a carregar mesas, cadeiras, arquivos, fazer o trabalho braçal, encher garrafões de água da sala dos professores, ficar responsável pelo recebimento e retirada de material de limpeza, além de ter que fazer o rendimento do horário de café e almoço dos seguranças.
    Diante dos fatos expostos, peço esclarecimentos se possível por e-mail, se essa é realmente a função de um inspetor de alunos.
    Desde já agradeço.

  12. Katlin

    2 de setembro de 2013 às 19:58

    Olá, tenho dúvidas a respeito das minhas funções .. sou agente de organização inspetora de alunos, frequentemente a coordenadora da escola vem me pedindo para fazer seus gráficos para que ela envie para a Diretoria de ensino, a gerente e a diretora estão me obrigando a fazer tal função e já chegaram até ameaçar se acaso eu não fizer .. o que devo fazer?

  13. Luiz Claudio Magalhães

    13 de setembro de 2013 às 6:55

    Trabalho em um colégio como inspetor de alunos e gostaria de saber se na função de inspetor eu sou obrigado a ficar em sala de aula na falta de um professor durante todas as suas aulas daquele dia e quanto tempo devo ficar na sala de aula para um professor? E frequentemente sou solicitado a carregar mesas, cadeiras, arquivos, fazer o trabalho braçal, encher garrafões de água da sala dos professores gostaria de saber se isso é correto da função…
    Peço esclarecimento se possível por e-mail.
    Fico no aguardo da resposta,
    Desde já agradeço.

  14. Xéupson Moura

    20 de setembro de 2013 às 16:23

    A função de inspetor de alunos restringe-se a observar o aluno no pátio, fora da sala de aula. Deve estar atento às discussões, formação de grupinhos e brigas de alunos, para comunicar a direção da escola. Não é mero ajudante de professores, haja vista reportar-se diretamente com a direção referente a assuntos exclusivos ao comportamento e bem estar do aluno. Não é professor substituto para acompanhar alunos em sala de aula quando o professor está ausente. Não cabe a ele a função de organizar material pedagógico nem tampouco ser auxiliar de todos, pois que há funções de manutenção e auxiliares para isso. Não é segurança, pois que não decide nem opina sobre procedimentos como revistas, acusações nem toma partido das decisões da direção quanto a punição de alunos. O cargo de inspetor de alunos deveria merecer mais atenção da escola pois que o mesmo está diretamente em contato com o aluno e faz uso de psicologia e jogo de cintura, presentes nesse profissional, para evitar consequências irreparáveis de constrangimento e relacionamento com a escola e os pais.

  15. cristina

    27 de setembro de 2013 às 13:38

    sou inspetora da rede municipal e gostaria de saber qto tempo o inspetor pode ficar na sala de aula na ausencia do professor? Também gostaria de orientações do q devo fazer, pois estou passando por situações humilhantes por parte da vice diretora q não sei qual o motivo, mas ela está de marcação comigo, prejudicando meu horário de trabalho e condições de trabalho me deixando até abalada emocionalmente. Por favor, me responda por e-mail. Obrigada.

  16. renata

    17 de outubro de 2013 às 5:41

    Boa Noite. Estou a procura da seguinte informação: é dever de inspetor de alunos fechar a unidade escolar e consequentemente ficar com os alunos que os pais se atrasam para o horário de saída no último periodo de aula, passando de seu horário da trabalho. Sendo isso dever a partir de quanto tempo a mais ficado em seu local de trabalho começa a se contar hora extra.
    por gentiliza preciso com urgência dessas informações.
    Desde já agradeço a atenção.

    • ALLAN

      14 de março de 2014 às 23:27

      o inspetor de aluno não deve ficar em sala de aula sem a presença de um professor, sua função é “auxiliar o professor”, na falta de um professor quem deve ir para sala de aula é: o professor de módulo(substituto), se não tiver nenhum, vai os coordenadores, não tendo mais coordenador vai um assistente de direção (vice-diretor), não tendo mais nenhum assistente deverá então ir o diretor da escola, não tendo ninguém da direção, então fecha a escola…a partir do momento que uma pessoa que não é professor entrar em sala de aula, não irá acontecer os 200 dias e ou as 1.000 horas de aulas, as quais são obrigados a terem durante o ano letivo. Nem por um minuto um inspetor pode ficar em sala de aula sozinho, nem para um professor ir ao banheiro, pois se ficar e acontecer algo de errado este professor responderá um processo. caso o diretor insistir, peça-o que faça por escrito e com esse documento, ele irá levar um processo nas costa que jamais ira esquecer.

  17. CELINA

    24 de fevereiro de 2014 às 18:04

    Sou inspetora e desejaria saber se devo ficar na sala de aula quando os professores faltam. A escola onde trabalho alega que eu não preciso passar lição, mas devo ficar com eles dentro da sala para os controlar. Eu até não me importaria se fosse uma aula por dia, só que isso é praticamente todos os dias isso pesa muito que chega até me estressar.
    Onde trabalho tem 3 seguimentos: Educação Especial, do 1º ao 5º ano de manhã e do 6º ao 9º ano a tarde e só tem 4 inspetores é uma loucura. Os professores dos 6º aos 9º ano faltam muito e quem acaba assumindo é nós inspetores isso nos sobre carrega deixando muitas vezes doentes´eu mesma já estou passando com neurologista por causa de ter muitíssima dores de cabeça.
    Tem um guarda na escola onde trabalho e ele disse que devo fazer até reparos na escola caso precisar, pois é o que está escrito dentro da CBO.
    Acho isso um absurdo inspetor de alunos ganha apenas um pouco mais que um salário pra fazer tantas coisas.
    Temos que atender: alunos, pais, direção, vice direção,coordenação,limpeza, cozinha e o que aparecer. Queria pelo amor de DEUS saber até que ponto devo seguir as ordens da direção dessa escola,pois não sei mais o que fazer, estou desnorteada ajuda-me por favor. Esclareça para mim por favor aguado resposta urgente. Muitíssimo obrigado.

  18. Ricardo

    28 de abril de 2014 às 14:14

    Sou inspetor de alunos em uma escola do 2 ao 9 ano,e gostaria de sabe se esta nas minhas atribuições ficar em sala de aula quando o professor falta, ja que na escola onde eu trabalho a muita ausencia de professores e acabo ficando o periodo todo dentro de salas de aula…
    peço que me ajudem com essa questao

  19. solangeo

    25 de junho de 2014 às 20:04

    Gostaria de saber inspetora ten salubridade, pq quero aposentar e escola nao quer me far a cart a EU tenho que acionar um perito out todosinpetor ten direito

  20. Nilda Oliveira Doria

    4 de agosto de 2014 às 9:25

    Qual as obrigações de um inspetor de Aluno?

  21. Camargo

    27 de setembro de 2014 às 18:31

    Olá,sou Inspetor de alunos em uma escola a 9 anos e seis meses atualmente estou começando um tratamento médico pois foi constatado pelos exames já realizados que estou com duas érnias de disco,neste período de nove anos e meio fiz muitos seviços pesados e de risco,gostaria de saber se alguém pode esclarecer se a escola pode me despenssar pois fiquei sabendo em secreto que eles vão fazei isto comigo em razão de eu não estar realizando mais estes serviços de manutenção seguindo a orientação médica,desde já fico grato se alguém puder me ajudar esclarecendo estas coisas que pra mim não estãO bem claras!

  22. Gilberto Ferreira da Silva

    28 de setembro de 2014 às 21:50

    É função de inspetor de alunos servir lanches e merenda no refeitório para os alunos e limpar as mesas e consequentemente o refeitório? ENCHER FILTROS DE ÁGUA CUIDAR DOS BANHEIROS?

  23. Doroti de Souza Prado

    29 de setembro de 2014 às 7:41

    FUI AMEAÇADA PELA UMA MÃE POR TE LEVADO O SEU FILHO A DIRETORIA…qual O PROCEDIMENTO QUE DEVO FAZER SOBRE ESTE ASSUNTO..

  24. Joel

    8 de outubro de 2014 às 13:45

    Boa tarde, gostaria de saber se, é função de agente de patio, ficar como guarda patrimonial quando não ha expediente com aluno numa escola estadual,como feriado, antes, e pós eleições e etc…
    Desde ja agradeço pela atenção.

    Joel

  25. DANIELLE

    11 de novembro de 2014 às 16:25

    Olá. Ficou somente uma dúvida sobre o que faz um inspetor de alunos, qual a exigência quanto ao grau escolar? Precisa ser pedagogo pra exercer tal profissão?
    Agradeço desde já a atenção
    Danielle

  26. marcos

    13 de março de 2015 às 1:32

    sou inspetor de alunos , também gostaria de saber se tenho obrigação pela lei, de também fechar a unidade após o termino das aulas?

  27. ajose alves duarte

    11 de novembro de 2015 às 22:27

    ola preciso deste curso

  28. Glauber Chiarelli

    4 de dezembro de 2015 às 14:43

    Caros colegas, as informações aqui contidas estão equivocadas.

    Para começar o cargo de inspetor foi EXTINTO , portanto não tem como alguém ser contratado para essa função.

    Atualmente temos o cargo de Agente Organização Escolar, que seria o mais próximo.

    As atribuições dos Agentes de Organização Escolar estão devidamente descritas na resolução SE numero 52/2011

    aqui vão elas-

    I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar;

    Para cumprimento das atribuições previstas no inciso I do artigo 2º, o Agente de Organização Escolar deverá:
    I – organizar e manter atualizados os prontuários dos alunos, procedendo ao registro e escrituração relativos à vida escolar, especialmente no que se refere à matrícula, frequência e histórico escolar;
    II – providenciar a elaboração de diplomas, certificados de conclusão de série e de cursos, de aprovação em disciplinas e outros documentos relativos à vida escolar dos alunos;
    III – expedir comunicados à equipe escolar sobre a movimentação escolar dos alunos;
    IV – inserir, manter e atualizar dados dos alunos nos Sistemas Informatizados Corporativos da Secretaria de Estado da Educação, tais como:
    a) efetivação de matrícula e manutenção da ficha cadastral dos alunos, de acordo com a documentação civil, e atualização do endereço completo;
    b) lançamento de todas as informações referentes à participação em programas de distribuição de renda, transporte escolar e, quando for o caso, de caracterização de necessidade educacional especial;
    c) lançamento da movimentação escolar, tais como transferências, ausências, abandono e outros;
    d) lançamento de notas e frequência dos alunos, por componente curricular, no Sistema de Avaliação e Frequência – SAF, ao final de cada bimestre, para a elaboração do Boletim Escolar;
    e) registro do Rendimento Escolar Individualizado, no final do ano letivo, ou a cada semestre no caso da Educação de Jovens e Adultos, no Sistema de Cadastro de Alunos, necessário para o cálculo dos indicadores de fluxo da escola;
    f) preparação da documentação e dados para consultas e publicação de registro de concluintes de curso no sistema GDAE, Módulo Concluintes e Módulo Financeiro;
    V – registrar, preparar, expedir e controlar documentos relativos à frequência do pessoal docente e dos demais servidores da escola;
    VI – organizar e manter atualizados os assentamentos dos servidores em exercício na escola;
    VII – preparar dados para a folha de pagamento de vencimentos e salários do pessoal da escola, bem como realizar expedientes relacionados a ela;
    VIII – consultar, inserir e manter atualizados dados nos sistemas informatizados de Controle de Frequência e Cadastro Funcional PAEC/PAPC, relacionados à vida funcional dos docentes e dos demais servidores;
    IX – lançar a frequência dos servidores lotados na unidade, bem como as alterações de carga horária de docentes, digitação de aulas ministradas eventualmente e reposição de aulas, dentro dos prazos estabelecidos;
    X – elaborar e submeter à apreciação do Diretor de Escola a escala de férias anual e, no inicio de cada mês, verificar a confirmação do Boletim Informativo de Férias – BIF, para pagamento do adicional de 1/3 de férias dos docentes, bem como digitar a escala e apontamento de férias dos demais servidores no sistema GDAE, Módulo SIPAF;
    XI – manter organizados e atualizados os arquivos, responsabilizando- se pela guarda de livros e papéis;
    XII – preparar expedientes relativos a registro, controle, aquisição de materiais e prestação de serviços, bem como adotar medidas administrativas necessárias à manutenção e à conservação de equipamentos e bens patrimoniais de natureza permanente e de consumo;
    XIII – controlar a movimentação de alunos no recinto da escola, em suas imediações e na entrada e saída da unidade escolar, orientando-os quanto às normas de comportamento, informando à Direção da Escola sobre a conduta deles e comunicando ocorrências;
    XIV – controlar o fluxo de docentes, fiscalizando o cumprimento do horário de aulas e encaminhar docente eventual à sala de aula, quando necessário;
    XV – prestar atendimento, por telefone e pessoalmente, à comunidade escolar, quando solicitado;
    XVI – responder, perante o superior imediato, pela regularidade e autenticidade dos registros da vida escolar dos alunos, a cargo da secretaria da escola;
    XVII – cumprir normas legais, regulamentos, decisões e prazos estabelecidos para a execução dos trabalhos de sua responsabilidade, relativos à secretaria da escola;
    XVIII – propor medidas que visem à racionalização das atividades de apoio administrativo, bem como expedir instruções necessárias à regularização dos serviços sob sua responsabilidade;
    XIX – providenciar a instrução de processos e expedientes que devam ser submetidos à decisão superior;
    XX – elaborar e assinar relatórios circunstanciados sobre o desempenho de suas atribuições, conforme orientação superior;
    XXI – receber, registrar, distribuir, preparar e instruir expedientes e ofícios, observadas as regras de redação oficial, oferecendo parecer conclusivo com fundamento na legislação pertinente, quando for o caso, e dando-lhes o devido encaminhamento;
    XXII – organizar e manter o protocolo e o arquivo escolar;
    XXIII – organizar e manter atualizado o acervo de leis, decretos, regulamentos, resoluções, portarias e comunicados de interesse da escola, acompanhando as publicações no Diário Oficial do Estado;
    XXIV – atender aos servidores da escola e aos alunos, prestando-lhes esclarecimentos sobre escrituração e legislação, consultando o superior imediato quando necessário;
    XXV – participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulação e implementação da Proposta Pedagógica da Escola, contribuindo para a integração escola-comunidade;
    XXVI – assistir o Diretor da Escola, mantendo registro de dados referentes à Associação de Pais e Mestres, a verbas, estoque de merenda escolar, disponibilidade de recursos financeiros, e prestando contas dos gastos efetuados na unidade escolar.

    Em nenhum lugar consta algumas das atribuições aqui descritas
    (Zelar pela boa conduta dos alunos;

    Evitar que os alunos danifiquem os equipamentos e sujem o espaço escolar;

    Garantir o cumprimento do horário escolar;

    Auxiliar os alunos que apresentem mal-estar físico;(não somos médicos nem enfermeiros)

    Cuidar das requisições de material escolar.)

    Devido a essa falta de conhecimento, em muitas escolas , confunde-se Agente de Organização Escolar com Mordomo de professor, carregador de caixa, eletricista e outras coisas absurdas.

    Tive o desprazer de prestar o concurso, acreditando que cumpriria as funções corretas do meu cargo, aquelas que constam no edital e na lei, mas elas só existem no papel, na pratica a história e bem diferente,

    Felizmente fui aprovado em outro concurso recentemente, onde tenho certeza que serei melhor aproveitado, o que me fará trabalhar bem mais satisfeito e motivado.

    Dica que eu dou a todos que pensam em atuar nessa área – procurem algo melhor, algo onde você possa exercer as atividades corretas inerentes ao seu cargo, pois nesse caso voce certamente será rebaixado a fazer coisas absurdas que não tem qualquer relação com as atividades para as quais você foi realmente contratado.

  29. Rosy

    2 de fevereiro de 2016 às 18:55

    Procure um advogado, é a melhor forma de saber se as escolas e a SME estão agindo dentro da lei.Disse me disse tem demais, não confie,procure orientação de quem entende de lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *