O que faz um ghost writer

Ghost writer ou escritor fantasma em Português, é um escritor pago para escrever por outra pessoa, não levando necessariamente crédito sobre o trabalho, dependendo do acordo feito com o cliente. Ou seja, se o livro ganhasse o prêmio Jabuti de Literatura, quem pagou pelo trabalho do Ghost Writer seria o principal recipiente de crédito. Tal tipo de negócio pode parecer raro, mas é mais comum do que se pensa, por exemplo, quando uma empresa deseja criar um novo website, um ghost writer pode ser contratado para trabalhar nos textos do site. Escritores fantasmas também podem trabalhar em escritura de teses, anúncios e até mesmo livros.

No caso de livros, o contratante do ghost writer pode optar por dividir os créditos, nesse caso, o escritor fantasma pode ser categorizado como um coautor ou editor da obra. Uma obra bem famosa que relata sobre a vida de um ghost writer é o livro Budapeste de Chico Buarque, que também virou filme em 2009.

Ghost writers geralmente trabalham por quantidades altas de dinheiro, embora o padrão tenha diminuindo recentemente devido a atuação de escritores de países de terceiro mundo ou em desenvolvimento como Índia e China.

Há especulações sobre vários ghost writers no mercado de rap e hip-hop americano, por exemplo, a australiana Sia Furler escreveu a música Diamonds “da Rihanna”. Ela diz ter escrito a música em menos de 15 minutos. É dito também que The-Dream escreveu a canção Run The World (Girls) de Beyonce, e que Ne-Yo também está por trás de muitos dos hits da cantora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *