O que faz um gestor de resíduos

Como o próprio nome indica um gestor de resíduos trabalha no gerenciamento de resíduos, sejam eles químicos, industriais ou domésticos. Esta profissão está altamente associada ao meio ambiente e requer conhecimentos ao nível acadêmico que são bastante específicos. Assim sendo, para uma atuação concisa e eficiente na área, o profissional deve ter graduação nas áreas de engenharia biológica, química ou ambiental para exercer a função de gestor de resíduos. Adicionalmente, dado que o tratamento de resíduos é uma tarefa delicada e que requer conhecimentos aprofundados, é necessário que o indivíduo tenha especializações relacionadas com a disposição e tratamento de resíduos.

Relativamente ao mercado de trabalho as perspectivas são otimistas, dado que o tratamento e a disposição de resíduos são preocupações cada vez mais evidentes, especialmente devido à forte conscientização ambiental que vem tomando espaço ao nível governamental e empresarial. No entanto, a demanda neste momento ainda é média, mas com fortes tendências para o aumento.

Entre as principais funções inerentes ao cargo de gestor de resíduos estão decisões relativas à destinação de resíduos, dado que o tratamento adequado de resíduos é uma necessidade que tem vindo a se mostrar mais iminente a cada dia que passa, especialmente devido ao ritmo acelerado de produção de resíduos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *