O que faz um gerontólogo

Embora haja quem confunda o gerontólogo com o geriatra, estes dois profissionais só tem em comum o fato de trabalhar com idosos, na medida em que o geriatra é o médico especialista na saúde do idoso e o gerontólogo é o profissional que tem como funções planejar e pôr em prática projetos para a manutenção e aumento da qualidade de vida de idosos, tanto no âmbito da saúde como no âmbito social.

Além disso, este profissional tem capacitações para, no setor público, desenvolver programas educativos e políticas públicas para criar condições de bem-estar para este público. Já no setor privado, o gerontólogo está capacitado para a gestão de instituições para pessoas idosas.

A demanda para esta profissão tem tendência para crescer, dado que previsões indicam que a população idosa irá triplicar nos próximos quarenta anos, sendo, portanto, necessário que haja mão de obra qualificada para lidar com esta parcela da população e elaborar projetos que sejam implantados para a manutenção do bem estar dessas pessoas.

Profissionais de saúde, pessoas com formação em ciências sociais e formados em administração têm facilidade para transitar para esta área, uma vez que existem pós-graduações que capacitam estes profissionais para atuar como gerontólogos. Adicionalmente existem cursos de nível superior específicos para formar os profissionais dessa área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *