O que faz um gerente de supply chain

Supply chain é um sistema de organizações, pessoas, tecnologias, atividades, informações e recursos envolvendo e movendo um produto ou serviço para suprir demandas e customizar o processo de produção. O gerente desse sistema é o responsável por garantir toda a estrutura necessária para que um produto, bem ou serviço, saia da empresa e seja entregue ao cliente da maneira mais rápida, segura e barata possível.

Trata-se de uma atividade crucial, sobretudo em grandes organizações que demandam logística sofisticada. Ela envolve muitos recursos, tanto materiais quanto humanos, o que torna imprescindível ao candidato boa capacidade de organização e planejamento, excelente desenvoltura interpessoal, conhecimento profundo no ramo em que estará envolvido e constante atualização de sua formação.

O gerente de supply chain organiza as relações entre fornecedores e logística, negocia contratos visando a redução de custos e melhoria da qualidade, cuida dos processos logísticos internos, otimiza o abastecimento e gerenciamento dos fornecedores, reduz e otimiza custos de estoque e a logística de transporte, entre outras funções.

Salário inicial
A partir de R$ 4.000,00, para um profissional qualificado em uma empresa de porte médio.

O que estudar?
É indispensável o curso superior, em administração ou logística. Mas a experiência prática na área de logística também conta muito. Além disso, MBA’s e especializações nessa área, bem como domínio de línguas como inglês e espanhol são importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *