O que faz um gerente de restaurante

Quem é que não gosta de comer em um local limpo, bonito, no qual os garçons atendem rápido, com simpatia e a comida é saborosa? O gerente de restaurante se encarrega de que tudo funcione perfeitamente para que o cliente pague seu almoço ou jantar satisfeito e volte sempre.

Para obter esse resultado, o gerente se responsabiliza de que sua equipe de trabalho saiba executar bem suas funções. Os garçons devem saber servir com a devida etiqueta e simpatia. Além disso, a boa apresentação do local é fundamental, e, por suposto, a qualidade da comida servida também é um fator preponderante para o êxito de um restaurante.

O gerente de restaurante deve estar atento a todos os detalhes, tanto no salão em que os clientes são servidos, como dentro da cozinha. Ele é quem indicará como devem ser organizadas as mesas, qual a função de cada garçom durante o serviço, assim como é quem decide junto ao chefe de cozinha os menus a serem servidos.

Também é quem resolve sobre a contratação e o treinamento dos garçons, além de analisar o desempenho de todos os funcionários que trabalham no restaurante.

O gerente também se encarrega pelas compras do restaurante, coordena e reduz gastos, se necessário. Outra função muito importante é ser o porta-voz entre proprietário, cliente e funcionário.

Ele responde tanto queixas e dúvidas dos clientes, como é quem informa ao proprietário tudo o que é referente ao funcionamento de seu negócio. O gerente também deve prezar por um ambiente harmônico entre todos os companheiros de trabalho.

Com tantas responsabilidades e, como todo cargo de gerência, se espera que o gerente de restaurante tenha disposição para trabalhar muitas horas e saiba delegar funções.

1 Comentário

  1. flavia Santiago

    28 de novembro de 2015 às 11:13

    Bom dia,
    gostaria de saber se um gerente tem a obrigação de cuida da parte Administrativa como RH, departamento pessoal?
    fui contratada para gerencia uma empresa no qual vende lanches naturais, a Dona quer que eu faça tudo mas n me dar o direito de contrata um coordenador, Sozinho e mt difícil de trabalhar so tenho uma equipe de cozinha e atendimento. Como devo fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *