O que faz um gerente de projetos

O gerente de projetos é o profissional responsável por cuidar de todo um projeto da empresa. Dependendo da empresa, o gerente de projetos deve prospectar clientes e, uma vez que um cliente contrate a empresa para a execução de algum projeto, o gerente deve realizar todo o planejamento. A primeira etapa é definir claramente o que o cliente deseja. Isso é obtido em algumas reuniões onde o cliente descreve qual o objetivo que quer alcançar com aquele projeto.

O gerente de projetos, então, descreve como o projeto irá proceder. Definem-se as etapas de desenvolvimento de projetos, o prazo de entrega (pode ser dividido em várias fases ou apenas a entrega final), quantos funcionários serão alocados para o desenvolvimento do projeto, etc. O custo total do projeto está diretamente ligado a esses dados. O cliente, então, aprova o projeto, que pode ser iniciado. A partir desse momento o gerente de projetos fica responsável por coordenar todo o desenvolvimento do projeto até seu término, orientando os funcionários quanto aos prazos, o que cada um deve fazer, solicitando mais mão de obra caso o cronograma esteja atrasado (e a verba permita, claro!). Durante essa fase de projeto, o gerente acompanha a qualidade do que está sendo feito, visando sempre o objetivo final do cliente que foi enunciado no início do projeto.

Muitas empresas têm contratado gerentes de projeto, principalmente aquelas ligadas ao desenvolvimento de softwares. Portanto, o mercado está bem aquecido. Entretanto, um gerente de projeto constrói o projeto justamente com base em sua experiência, por saber tudo que deve ser feito durante toda a execução do projeto. Sem a experiência necessária, o projeto tem grandes chances de estourar seu orçamento, seu prazo, ou pior, ambos! O gerente de projetos também deve ter boa comunicação com os clientes para entender o que desejam desde o início, a fim de evitar que seja feito um projeto que, no final, não esteja de acordo com o que o cliente queria. Essa comunicação também é essencial para o gerenciamento da equipe interna da empresa.

Salário inicial

Gerente de projetos ganha, em média, cerca de R$ 5.200,00 ao mês, mas varia bastante quanto ao estado e principalmente quanto à formação acadêmica anterior.

O que estudar?

Há cursos específicas de Gerenciamento de Projetos que podem dar o caminho das pedras ao funcionário. Dependendo da área uma formação específica é o mais importante. Por exemplo, um projeto na área de desenvolvimento de sistemas pode exigir um gerente que tenha formação em alguma área de computação, ou ainda um projeto na área de construção pode desejar um gerente que seja formado em Engenharia Civil ou Arquitetura, e assim por diante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *