O que faz um gerente de mídias sociais

Com o alcance gigantesco da internet nos dias de hoje, as empresas se promovem cada vez mais por meio das redes sociais, como Facebook e Twitter. Por isso, a profissão gerente de mídias sociais é uma das mais comentadas atualmente. O trabalho desse profissional consiste, basicamente, em fazer um negócio ser popular na internet. Ele é responsável por interagir com o público virtual pelos canais da empresa na web, conquistar novos visitantes e garantir sua fidelidade.

O gerente de mídias sociais realiza esse trabalho por meio da atualização das redes sociais e torna a comunicação entre empresa e cliente mais pessoal e direta. Ele atualiza status, divulga vídeos, fotos e textos de interesse da empresa. Seu objetivo é conseguir um retorno positivo dos seguidores na web, que comentam, por meio de mensagens, sobre determinado produto ou serviço. Para propiciar interatividade entre cliente e empresa, o gestor também cria e realiza eventos virtuais, como sorteios e enquetes, que estimulam a participação do seu público.

Com o intuito de elaborar estratégias exitosas de audiência na internet, o gestor de mídias sociais busca conhecer seu público alvo e também como atuam empresas concorrentes na rede.

Essa tarefa é realizada a partir do domínio de diversas ferramentas e linguagens usadas na Internet. O Google Analytics, por exemplo, é um serviço que lhe permite conhecer dados bastante úteis sobre o andamento de um negócio, como o comportamento dos visitantes de determinado site. O gerente de mídias sociais precisa acompanhar as constantes mudanças do mundo online e todas as suas tendências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *