O que faz um fuzileiro naval

O fuzileiro naval é parte integrante do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Assim sendo, o fuzileiro naval é um militar que pertence ao corpo de infantaria da marinha brasileira. Essa vertente da carreira militar forma especialistas em operações de assalto anfíbio, em segurança e ordem interna em navios de guerra, em abordagens em alto mar e na defesa de instalações da marinha em terra.

Os fuzileiros navais são considerados uma tropa de elite, por isso são selecionados de forma criteriosa e recebem treinamento especial. Para ingressar na carreira como fuzileiro naval pode-se escolher dois caminhos, a carreira de soldado ou de oficial.

Para conseguir entrar como soldado é necessário passar no concurso que engloba exames de saúde, suficiência física, exame psicológico, verificação de documentos e dados biográficos e uma prova escrita onde são testados os conhecimentos do ensino fundamental. Além disso, somente homens entre os 18 e os 21 anos podem concorrer. Depois de concluído o curso, com duração de 17 semanas, o candidato que passou no concurso e concluiu o curso é nomeado fuzileiro naval. Para a carreira de oficial fuzileiro naval também é necessária a admissão através de concurso, sendo possível ingressar depois de formado pela Escola Naval ou com nível superior completo ou ainda por concurso interno, depois de ter sido admitido por concurso e feito o curso para soldado fuzileiro naval.

Para atuar como fuzileiro naval é necessário ter uma grande resistência física e persistente. Como qualquer outra tropa especial, o treinamento é intensivo.

2 Comments

  1. Joel Paulo de Oliveira Junior

    31 de Março de 2015 às 15:57

    como faço para ser um fuzileiro naval
    eu tenho ainda 16 anos

    • Rodrigues

      14 de Fevereiro de 2016 às 11:30

      Você tem que fazer provas, mas só quando tiver de 17 anos para cima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *