O que faz um fotojornalista

O fotojornalista é o profissional de jornalismo especializado em reportagem de imagem ou o profissional de fotografia que se especializou em fotografar para reportar acontecimentos, sejam eles de ordem cultural (shows, eventos), esportiva (jogos, olimpíadas), natural (fenômenos naturais) e/ou quotidiana (acidentes). Embora conhecimentos de fotografia e jornalismo sejam de extrema importância para que quem quer ser Fotojornalista consiga fazer um bom trabalho, existem pessoas sem formação em fotografia e/ou jornalismo que atuam como fotojornalistas.

A principal função de quem trabalha como fotojornalista é reportar um acontecimento através da imagem estática, ou seja, através da fotografia. Por isso, é necessário que o indivíduo tenha noções de fotografia, bem como um instinto que permita que ele consiga captar o momento exato ou o ângulo que melhor descreve aquilo que deseja reportar. Por isso, muitos acreditam que ser fotojornalista é uma questão de vocação e talento, não de formação.

Em jornais, revistas e outras publicações, sejam elas online ou offline, o trabalho do fotojornalista é aquilo que ajuda a veicular ou veicula por si notícias. Por isso, o mercado de trabalho para estes profissionais está diretamente relacionado com os meios de comunicação social.

Em termos salariais, quem atua como fotojornalista no Brasil tem um salário médio de R$ 2.000,00. Porém, existem diversos profissionais que preferem trabalhar como freelance, vendendo o seu trabalho (as suas fotos) para publicações e fazendo assim o seu rendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *