O que faz um fisiatra

Muitas pessoas se perguntam qual é a diferença entre um fisioterapeuta e um fisiatra. O fisioterapeuta é um profissional graduado em fisioterapia, que é um ramo da saúde especializado na reabilitação física. Já a fisiatria é um ramo de especialização da medicina.

Um médico fisiatra é um indivíduo graduado em medicina que fez especialização em Medicina Física e Reabilitação, tendo adquirido conhecimentos relacionados com a reabilitação física, para além dos conhecimentos adquiridos com a graduação de medicina. Por isso, para ser fisiatra é necessário cursar medicina e fazer uma especialização em Medicina Física e Reabilitação.

Assim sendo, o fisiatra é um profissional capaz de ajudar na reabilitação a nível físico, tal como o fisioterapeuta, mas com um conhecimento mais aprofundado, dado que é médico, e com a possibilidade de prescrever medicamentos que podem vir a ser necessários no decorrer do tratamento de reabilitação, algo que o fisioterapeuta não pode fazer.

Entre os serviços médicos que são oferecidos pelos fisiatras estão a acupuntura, as massagens, o biofeedback, a manipulação, a eletroterapia, a termoterapia, os exercícios terapêuticos, a laserterapia e a tração. Além da prescrição de dispositivos como membros artificiais e colar cervical, por exemplo. No entanto, estes profissionais não realizam cirurgias.

A atuação do fisiatra se prende com a reabilitação de pacientes com doenças diversas, tal como dor aguda e crônica, artrite, tendinite, reumatismo, entre outras, bem como danos causados pela prática de esportes ou por doenças que deixam sequelas físicas, como derrames.

2 Comments

  1. diego

    19 de Março de 2015 às 13:37

    Quem reabilita e fisioterapeuta médico gosta de fazer oque por lei pertence a outras areas com a velha maxima sou medico hoje medicos generalistas querem passar por cima de profissionais com 10, 12 anos de estudo abram o olho população bom profissional e o que resolve seu problema nao esses que te remediam pra ganhar consulta ilimitadas abre o olho população brasileira

  2. Alex

    18 de agosto de 2016 às 17:35

    Fisioterapia é um ramo da saúde e Fisiatria é um ramo da Medicina? A Medicina não pertence ao ramo da saúde? Essa é nova! Seria cômico se não fosse trágico ler isso.
    Em primeiro lugar, Fisioterapia não trabalha com reabilitação física e sim recuperação funcional. Aliás, nenhum profissional reabilita sozinho! Reabilitação é um processo multidissiplinar, onde envolve diversos profissionais da saúde, incluíndo Fonoaudiólogos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Médicos, Terapeutas Ocupacionais (…).
    Outro mito muito conveniente que este site relata é que o Médico tem um conhecimento mais aprofundado que outras profissões (no caso, o Fisioterapeuta). Cada um estuda para a sua área. É surreal achar que um profissional vai estudar 5 anos de Graduação, 1 ano e meio em uma Pós Graduação ( ou 2 anos em uma Residência) para ser subordinada ou auxiliar de outra. No mínimo pretensioso de quem veicula essa informação errônea para reserva de mercado (isso considerando que o profissional irá parar por aí e não fará um Mestrado ou Doutorado Acadêmico/Profissional), ignorando completamente nossa legislação vigente e nossas bases científicas.
    Imaginamos a confecção de um carro. É surreal achar que o Engenheiro Mecânico entende mais de da parte elétrica que o Engenheiro Eletricista (e vice versa).
    Logo, cada um estuda para a sua área. Um trabalha com o outro e não para o outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *