O que faz um figurinista

Um figurinista é um profissional da indústria da moda responsável por elaborar o visual e retratar o humor dos integrantes de um filme, show de TV, peça teatral, concertos musicais ou até mesmo figuras políticas ou executivos de grande porte. Tal atividade é executada através de concepção de estilo; corte e costura; pesquisa; compra de tecidos, roupas e figurinos; seleção ou criação de acessórios e adereços que ajudarão a definir cada personagem.

Um figurinista geralmente deve ter entendimento sobre cinematografia, teatro, marketing e design de moda, assim como a habilidade e interesse por pesquisar e aprender continuamente sobre cenários, culturas, períodos históricos ou fictícios que auxiliarão a demonstrar a visão do diretor. Ele e seu time devem garantir que adereços individuais e figurinos reflitam a estória sendo relatada e retratem os personagens de forma adequada.

O figurinista inicia seu trabalho através de cuidadosa leitura do script. É importante que ele tenha uma boa sensação sobre o enredo em sua integridade, assim como das personalidades dos caracteres e relacionamentos entre eles. Uma vez que tal entendimento é atingido, o figurinista inicia a pesquisa por roupas, acessórios, modelos e materiais indicativos de determinada localização e período. Após tal fase, o figurinista esboçará o conjunto de figurinos que definirão os personagens ao longo da produção. Tal modelo pode ser exposto através de esboços, fotografias e imagens computadorizadas que serão apresentadas ao diretor e time de produção. Com a aprovação de figurino, ele começa a procura por roupas e adereços. Estes podem ser adquiridos novos ou de segunda mão. Outros figurinos podem ser desenhados e costurados por um alfaiate ou pelo próprio figurinista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *