O que faz um especialista em recuperação de áreas urbanas degradadas

Para atuar como especialista em recuperação de áreas urbanas degradadas é necessário ter uma especialização nessa área, o que implica cursar o ensino superior. Isto, porque esta especialização é uma pós-graduação normalmente dirigida a graduados em Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Sociologia, Serviço Social, Economia, Geografia ou Engenharia Civil, sendo que as graduações possíveis para cursar esta especialização podem variar de faculdade para faculdade.

Entre as funções de um especialista em recuperação de áreas urbanas degradadas estão a elaboração, concepção, implementação, controle, planejamento e consolidação de estratégias para a recuperação de áreas em território urbano que se encontrem em estado de degradação. Esse profissional, por norma, tem um mercado de trabalho limitado, dado que a ordenação urbana é uma área de competência da esfera pública, pelo que o empregador desse profissional será o setor público ou organizações não governamentais e associações, que tenham o intuito de auxiliar os órgãos públicos na manutenção dos espaços urbanos.

A profissão de especialista em recuperação de áreas urbanas degradadas é considerada uma nova profissão com grande potencial para o futuro, com perspectivas positivas de um mercado de trabalho próspero, tal como outras profissões e áreas de atuação relativamente novas como petróleo e gás, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *