O que faz um especialista em epidemias e desastres naturais

A profissão de especialista em epidemias e desastres naturais pode ser pouco conhecida. No entanto, quando existe uma catástrofe, tal como as enchentes na região serrana do Rio de Janeiro, ou uma epidemia, como a da gripe das aves, são os planos de contingência elaborados por estes profissionais que permitem uma resposta rápida que minimize os estragos causados por estas calamidades que nem sempre podem ser evitadas.

Entre as principais atividades deste profissional está a elaboração e posta em prática de planos de prevenção de catástrofes, bem como planos de emergência pós-desastres. Adicionalmente, estudos e análises de áreas de risco e projetos de realocação de população em risco fazem parte das competências deste profissional.

Para atua como especialista em epidemias e desastres naturais é preciso ser graduado em administração, segurança pública ou em áreas relacionadas com saúde, ordenamento de território ou urbanismo. Além disso, de forma a serem capazes de elaborar planos que providenciem uma resposta eficaz em caso de catástrofes naturais e epidemias, os indivíduos interessados em trabalhar como especialistas em epidemias e desastres naturais devem se especializar em segurança pública, que é uma disciplina polivalente que engloba as principais áreas de conhecimento necessárias ao exercício da profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *