O que faz um especialista em endodontia

A endodontia é uma área específica dentro da odontologia. Ela trata dos problemas internos dos dentes, originados em função de cáries ou lesões.

O especialista em endodontia é responsável pelo diagnóstico desses problemas e apresentação das soluções.  O tratamento de canal é recomendado para todos aqueles que possuem casos mais graves, que exigem uma intervenção cirúrgica.

Para atuar na área é necessária uma formação de nível superior em odontologia e uma pós-graduação na área de endodontologia. Esse profissional precisa ter vastos conhecimentos dos procedimentos cirúrgicos, além do conhecimento das anestesias usadas nos pacientes. Antes de fazer um tratamento com ele, você deve passar por uma consulta com um dentista clínico geral, que irá identificar quais são os problemas e quais as soluções possíveis. Além disso, o clínico irá solicitar os exames necessários para a análise do endodontista.

Você pode trabalhar por conta própria, montando seu consultório em qualquer lugar do Brasil, ou então trabalhando em conjunto com outros dentistas das mais diversas áreas. Há algumas oportunidades dentro das instituições públicos onde os endodontistas são requisitados, mas as vagas são bastante disputadas. Para fazer um bom trabalho na área, uma experiência de um a dois anos é o suficiente para dar soluções eficazes para grande parte dos problemas. O salário médio de um endodontista é por volta de 5 a 6 mil reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *