O que faz um epidemiologista

O epidemiologista é o médico responsável pela identificação das doenças que se propagam em uma sociedade. Uma vez que a doença atinja uma quantidade grande de pessoas, passa a ser considerada uma epidemia, e o epidemiologista irá identificar quais são os fatores que contribuíram para o contágio e qual foi a origem dessa doença.

Algumas doenças são específicas do verão, como por exemplo, a dengue. O médico epidemiologista irá dizer se há ou não uma epidemia de acordo com a quantidade de pessoas diagnosticadas com a doença e quais são as melhores formas de ser prevenir dessa doença, eliminando o risco pela origem da mesma.

Para se tornar um bom epidemiologista é preciso ter algumas características, como boa capacidade de observação, utilizar metodologias, raciocínio lógico apurado e interesse pela geografia e demografia das regiões. Também é necessário se interessar por antropologia e relações humanas, já que esse conhecimento irá trazer maior abrangência na hora de diagnosticar uma epidemia.

Quem quer se formar em epidemiologia precisa concluir a faculdade de Medicina, Veterinária ou Biologia. Também é possível se tornar um epidemiologista através de uma formação na área de ciências exatas e uma posterior especialização em epidemiologia. Além dessas formações, é muito importante buscar cursos para atualizar os conhecimentos e se manter informado sobre as doenças descobertas.

2 Comments

  1. Marcella

    11 de Maio de 2017 às 10:52

    O epidemiologista não necessariamente precisa ser médico.

    • Iago

      8 de novembro de 2017 às 10:28

      Qualquer profissional da área de saúde pode ser um epidemiologista!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *