O que faz um enólogo

Primariamente, enólogos gerenciam a fermentação e processo de envelhecimento que transforma uvas em vinho. Eles também podem ser responsáveis por supervisionar colheita, embalagem e venda de vinhos. Dependendo do tamanho da vinícula, enólogos podem até mesmo se especializar na criação de novas misturas. Tais profissionais geralmente passam horas trabalhando em pé e devem estar dispostos a viver em regiões geográficas que oferecem condições climáticas adequadas ao crescimento de uvas.

Geralmente, enólogos possuem um diploma de bacharel em área relacionada, experiência de trabalho em uma adega e apreciação por vinhos. De forma mais específica, para se tornar um enólogo é necessário um diploma de bacharel em Vinicultura, Enologia, Ciência dos Alimentos ou áreas afins. Geralmente o mercado pede experiência de 1 a 3 anos no mercado de vinhos.

Habilidades essenciais para tal profissão abrangem forte habilidade de comunicação verbal e escrita, capacidade de resolução de problemas e tomada de decisão, assim como atenção aos detalhes. Com a evolução do mundo digital, conhecimento de informática também se torna muito importante para atuação de um enólogo, muitos casos exigem familiaridade com banco de dados e software de gerenciamento de planilhas, como o Microsoft Excel.

Mais essencial ainda a um enólogo são suas habilidades técnicas, como capacidade de operar e monitorar equipamentos da adega, como termômetros elétricos, medidores de viscosidade, escalas e buretas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *