O que faz um engenheiro sanitarista

Para exercer a profissão de engenheiro sanitarista é imprescindível ter o diploma do curso superior em Engenharia Sanitária e Ambiental. Essa graduação habilita o profissional a operar em projetos ligados ao saneamento básico e ao aproveitamento dos recursos hídricos. Em termos de empregabilidade, o engenheiro sanitarista encontra colocação tanto no setor público como no setor privado.

Todas as funções a serem desempenhadas pelos engenheiros sanitaristas exigem um grande apreço pela natureza e por questões ambientais, uma vez que no exercício da profissão o objetivo do engenheiro sanitarista é sempre fazer uso dos seus conhecimentos para fiscalizar, ampliar e manter projetos que possibilitem melhor qualidade de vida à população, possibilitando um ambiente mais salubre e digno, respeitando os aspectos ecológicos, impulsionando o desenvolvimento sustentável e diminuindo o impacto ambiental que a presença da população causa.

Existem diversos campos de atuação e especialização para os engenheiros sanitaristas, entre elas estão: coleta e tratamento de resíduos sólidos; educação ambiental; drenagem rural e urbana; captação, tratamento e distribuição de água; manejo de bacias hidrográficas; gestão, coleta e tratamento de efluentes hídricos e atmosféricos; avaliação de impacto ambiental; planejamento de recursos hídricos; e operação de sistemas de tratamento de águas e efluentes.

Algumas características são bastante importantes para um bom desempenho da profissão, entre elas estão o sentido de responsabilidade, a facilidade de comunicação para expor situações problemáticas, paciência, disciplina, interesse por tecnologias inovadoras, interesse por questões ambientais e sociais, bem como capacidade de organização e observação.

1 Comentário

  1. Adriani

    28 de junho de 2012 às 18:31

    Bom gosto mt de saber sobre meio ambiente e por isso que fazer faculdade de Engenharia ambiental e sanitaria, consigo exercer em minha profissão dando boa qualidade de vida resolvendo danos e impactos que a presença da população causa. A profissão perfeita para mim. ! E amei a forma como explicaram tudo com clareza e rapidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *