O que faz um engenheiro industrial

Existem vários ramos de engenharia, um deles é a engenharia industrial, que se prende com a implementação e manutenção da infraestrutura industrial. Para atuar como engenheiro industrial é imprescindível obter graduação em Engenharia Industrial, que oferece três vertentes de habilitação: química, madeireira e mecânica.

Para singrar nessa área é necessário gostar de disciplinas como física, química, informática e matemática, dado que a grade curricular dos primeiros anos de faculdade é dominada por essas áreas do conhecimento, seja qual for a vertente de habilitação escolhida.

O engenheiro industrial é muitas vezes referido com a expressão “engenheiro de chão de fábrica”, uma vez que é esse profissional que implanta a infraestrutura industrial, como pontes e esteiras rolantes e redes de gás e água.

O engenheiro industrial é responsável por organizar todo o funcionamento da instalação industrial, desde a chegada da matéria-prima até ao controle de qualidade do produto final, inclusive a análise de custos. Entre as suas funções também se inclui a gerência da mão de obra, a administração do uso de matérias primas e equipamentos, além de fazer a ponte entre o engenheiro de produção e o engenheiro responsável.

Como o engenheiro industrial tem uma formação geral e ao mesmo tempo polivalente, esse profissional tem grande facilidade no mercado de trabalho, dado que o seu papel fundamental é reconhecido em muitas empresas. Daí o fato de não serem conhecidas grandes dificuldades para encontrar trabalho por pessoas que cursem Engenharia Industrial, independente da habilitação que escolham.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *