O que faz um engenheiro hídrico

Tendo em consideração que a engenharia hídrica é aquela que da exploração, da gestão e do uso da água, o engenheiro hídrico é o profissional que aplica os conhecimentos específicos adquiridos na sua formação de nível superior para possibilitar a gestão de bacias, operação de reservatórios e estudos ambientais relacionados com os recursos hídricos.

Assim sendo, para desempenhar a profissão de engenheiro hídrico é necessário possuir graduação nessa área que, como todo ramo da engenharia, tem como base disciplinas exatas e disciplinas específicas como: hidrologia, ecologia, microbiologia, irrigação e drenagem, legislação ambiental, ética profissional, economia de recursos naturais, entre outras. O mercado de trabalho para profissionais com formação nessa área oferece muitas oportunidades, está sempre em crescimento e não existe previsão de que esse crescimento sofra estagnação.

Os engenheiros hídricos podem atuar em várias vertentes. No âmbito de estudo ambiental, o profissional elabora projetos que visam a proteção ambiental e avalia o impacto ambiental de grandes obras como reservatórios e hidrelétricas. Na operação de reservatórios o engenheiro hídrico atua na administração do usa da água contida nas represas de forma a liar a geração de energia com outras atividades como irrigação, por exemplo. Quando o engenheiro hídrico envereda pela área de projetos tem como função projetar sistemas de drenagem, bombeamento de água, redes de irrigação, entre outros que utilizem recursos hídricos. Na gestão de bacias o engenheiro hídrico é o responsável por fazer o planejamento da utilização da água de bacias hidrográficas, visando a contenção do desperdício de recursos e da poluição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *