O que faz um engenheiro geotécnico

A Engenharia Geotécnica é um ramo que mistura geologia e engenharia civil. Também conhecida como Geotecnia, esta área do saber se relaciona com o estudo da geologia da engenharia, da mecânica das rochas e da mecânica dos solos. Dessa forma, a Engenharia Geotécnica lida com a interferência que existe entre as infraestruturas e os solos ou rochas nas quais são feitas as suas fundações.

Assim, o Engenheiro Geotécnico é o profissional capacitado para atuar em projetos que envolvam escavação, compactação de aterros sanitários, túneis, instrumentação de obras, percolação de fluxos em solos e rochas, tratamento de fundações, entre outros. Além do trabalho relacionado com fundações, solos e rochas, o campo de atuação do Engenheiro Geotécnico tem sido alargado, especialmente para áreas como a exploração de petróleo e proteção do meio ambiente.

Relativamente à exploração de petróleo, para poder atuar nesta área o Engenheiro Geotécnico deve ter conhecimentos adicionais relacionados à exploração de matérias-primas, assim como formação adicional na área de petróleo e gás. Já em relação ao meio ambiente, existe a derivação de Geotecnia Ambiental que fornece ao Engenheiro Geotécnico conhecimentos aprofundados em relação ao impacto ambiental e proteção de ecossistemas.

Um Engenheiro Geotécnico é um profissional com formação de nível superior em Geotecnia, sendo que graduados em Engenharia Civil, Geologia ou áreas correlatas com formação complementar (especialização, pós-graduação, mestrado e/ou doutorado) em Geotecnia também podem atuar como Engenheiro Geotécnicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *