O que faz um engenheiro de trânsito

Um Engenheiro de Trânsito é um profissional com formação superior em Engenharia, Arquitetura ou Tecnologia, com pós-graduação na área de Engenharia de Tráfego. Isto, porque não existe um curso de nível superior específico para a atuação em Engenheiro de Trânsito, mas existem cursos de Engenharia Civil que têm Engenharia de Tráfego e Trânsito Urbano na sua grade curricular e, para colmatar a falta de formação na área, existem pós-graduações que fornecem formação específica para quem deseja atuar como Engenheiro de Trânsito.

Entre as atribuições do cargo de Engenheiro de Trânsito estão o planejamento viário, a programação de semáfaros, a disposição de sinalização, o desenvolvimentos de formas de controle de trânsito, o desenho geométrico para a construção de vias, entre outras.

De acordo com especialistas, o mercado de trabalho para quem deseja atuar como Engenheiro de Trânsito tem vindo a melhorar, especialmente depois da promulgação de legislação que faculta a gestão do trânsito aos municípios, fazendo com que a demanda por profissionais de tráfego, como é o caso do Engenheiro de Trânsito, aumentasse. A criação de mais demanda no mercado, para além do setor de controle de trânsito na esfera municipal, se deveu à criação de concessionárias e à privatização de rodovias, dois setores que necessitam de profissionais como o Engenheiro de Trânsito para funcionar de forma plena.

1 Comentário

  1. Fernando

    5 de agosto de 2016 às 9:47

    Bom dia, gostaria de saber se um Tecnólogo em Transportes Urbanos, também pode atuar na gestão de trânsito na esfera municipal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *