O que faz um engenheiro de software

A engenharia de software é o ramo da engenharia que se ocupa basicamente do desenvolvimento e manutenção de técnicas computacionais.

O profissional desta área dedica-se à aplicação de inovações tecnológicas no desenvolvimento de novos sistemas computacionais podendo assim, desenvolver bancos de dados, novos softwares, jogos e programas interativos.

Atualmente no Brasil existem apenas duas universidades que oferecem o curso, o qual tem a duração de quatro anos e engloba as seguintes matérias: Matemática, Linguagens de Programação, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas Operacionais, Desenvolvimento de Software para a Web, entre outras.

O engenheiro de software pode atuar tanto em empresas públicas e privadas, assim como pode exercer a profissão como autônomo. O salário gira em torno dos 5.000 reais mensais.

1 Comentário

  1. Roniceli Moura

    24 de outubro de 2011 às 22:19

    Na verdade a Engenharia de Software é uma área da Ciência da Computação que por ter se tornado tão abragente alcançou o nível de graduação (Bacharelado). Existem atualmente(24/10/2011), 5 universidades no país que oferecem essa graduação, são elas: UNB, UFG, UFRN, UFC e UniPampa. Também existem várias Pós-Graduações nessa área. A Engenharia de Software é responsável por todas as etapas do processo de confecção de um software, dentre esses processos estão a especificação, projeto, codificação, testes, manutenção, atualização, entre outros. Resumidamente, Engenheiro de Software deve ser capaz de usar fundamentos matemáticos e lógicos aliados as tecnologias existente para produzir software de qualidade ( engloba vários fatores) a um custo viável. Essa é uma área que está em ascensão e chega a ser considerada uma das melhores carreiras para o futuro próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *