O que faz um engenheiro de seguranca de TI

Assim como o mundo se abriu para nós com a chegada da internet, também ficamos vulneráveis com tantas informações expostas e por passarmos tanto tempo conectados. Com tantas informações à disposição, surgiram os “hackers” e “crackers” que coletam informações de pessoas físicas e empresas e as utilizam em fraudes.

E é justamente nesses casos que o engenheiro de segurança de TI se faz necessário. As empresas são as que mais sofrem ataques, devido ao grande volume de capital que circula em algumas delas e porque são as mais propensas a terem uma segurança falha.

Este profissional é responsável por gerenciar e solicitar dispositivos de seguranças que evitem que o sistema da empresa seja invadido e os dados sejam roubados. Mesmo com a formação em TI, para se tornar um engenheiro de segurança, é necessária uma certificação na área, o que irá conferir a este profissional a habilitação e conhecimentos necessários para atuar protegendo a empresa.

A média salarial de um engenheiro de segurança em TI é de 3 mil reais. Para quem está começando na área, o valor pode ser bastante atrativo, ainda mais porque o mercado para este tipo de profissional está repleto de oportunidades.

Além de trabalhar em empresas, o engenheiro de segurança em TI também pode trabalhar de forma autônoma, prestando consultoria e resolvendo os problemas de seguranças pontuais que uma empresa pode ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *