O que faz um engenheiro de processos

Entre as atribuições de quem ocupa o cargo de Engenheiro de Processos estão: a elaboração e execução de projetos de estudos e de pesquisas das atividades de produção; a proposta de melhorias em processos, equipamentos, dispositivos e métodos de produção; a correção de tempos de fabricação de componentes de produtos e do produto final; a elaboração de estudos sobre como melhorar o aproveitamento da mão de obra e das matérias primas; entre outras.

Assim sendo, vale referir que todas as funções de um Engenheiro de Processos têm como objetivo final o aumento da qualidade, a redução do desperdício, uma maior produtividade e o desenvolvimento de processos de fabricação inovadores para que a indústria tenha uma maior margem de lucro oferecendo um produto de melhor qualidade em menos tempo.

Para atuar como Engenheiro de Processos o indivíduo deve ter formação de nível superior em Engenharia de Produção ou Engenharia Industrial, sendo que pós-graduações são cada vez mais vistas como algo essencial pelas empresas na hora da contratação.

Além disso, conhecimentos sólidos de informática, fluência em inglês e conhecimento de outros idiomas, bem como experiência prévia em funções similares e um conhecimento alargado de diversos processos de produção.

Em termos salariais, um Engenheiro de Processos tem como remuneração média a nível nacional o montante de R$ 6.300,00.

3 Comments

  1. Kelfi Deany Silverio Pereira

    1 de agosto de 2014 às 12:11

    Quantos anos deve ter e precisa ter terminado os estudos?

  2. Eng Processos

    7 de Janeiro de 2017 às 11:11

    Essa matéria comete uma falha muito grande. Essas atribuições são as de um engenheiro de produção. Todo engenheiro de produção é um engenheiro de processos, mas nem todo engenheiro de processos é engenheiro de produção.
    Um engenheiro de processos é responsável principalmente pela elaboração de novos processos industriais.

    O engenheiro de processos deve ter formação em engenharia de produção, engenharia industrial ou engenharia química.

  3. Cerca

    16 de novembro de 2017 às 20:44

    Gostaria de saber quais são as pós-graduações indicadas para um Engenheiro de Produção se desenvolver nessa área de Gestão de Processos. Grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *