O que faz um engenheiro de mobilidade

Em 2012 foi divulgada uma pesquisa da FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que apontava algumas das profissões do futuro, entre elas o Engenheiro de Mobilidade. No entanto, tendo em conta que essa engenharia é recente no Brasil, ainda poucas pessoas sabem em que consiste a formação em engenharia de mobilidade e o que faz o indivíduo que se forma nessa área.

Um Engenheiro de Mobilidade é o profissional que atua projetando, construindo, monitorando e planejando a manutenção de infraestruturas de transporte. Podendo também trabalhar no controle de tráfego, gerenciamento e planejamento de estradas e sinalização, de modo a garantir que o trânsito seja fluido. Portanto, o indivíduo que escolhe engenharia de mobilidade pode então trabalhar em ferrovias, portos, aeroportos e estradas, seja ao nível do planejamento e construção ou em âmbito de gestão e controle.

Relativamente à formação, a engenharia de mobilidade é descrita como um bacharelato interdisciplinar, sendo que nos dois primeiros anos o foco é no conteúdo básico de engenharia e no terceiro o aluno escolhe qual a tecnologia veicular na qual quer se especializar. Além do bacharelato, as empresas procuram indivíduos com formação complementar que complete aquele que foi aprendido e aprofunde os conhecimentos relacionados com a tecnologia veicular escolhida.

Em termos salariais, a média fica em torno dos R$ 12.000,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *