O que faz um engenheiro de melhoria contínua

Um engenheiro de melhoria contínua é um expert no processo de produção do produto da empresa em que trabalha. Não é para menos, pois sua tarefa é continuamente avaliar como está esse processo e propor melhorias que otimizem o processo, diminuam os custos e, se possível, ainda gerem produtos com uma qualidade ainda melhor. O engenheiro de melhoria contínua trabalha junto com os gerentes de projeto e com os analistas de qualidade. O engenheiro propõe novas ideias e todos, em sinergia, definem se as soluções apresentadas são viáveis e devem ser implementadas. Essas ideias não são dadas ao acaso, mas são fruto de um estudo detalhado do comportamento atual do processo, com dados que corroborem suas sugestões.

Como atua com o processo de fabricação do produto, por exemplo, o engenheiro de melhoria contínua deve entender como todo esse processo funciona. Esse conhecimento é adquirido apenas com a experiência, por isso geralmente não há engenheiros de melhoria contínua recém-saídos da universidade. Com esse conhecimento sólido, o profissional pode atacar determinados pontos que ele sabe que podem ser melhorados. Muitas empresas emprega as práticas chamadas de “6 Sigma”, que visa melhorar o processo como um todo ao eliminar os defeitos.

Salário

Cerca de R$ 6.000,00.

O que estudar?

Geralmente procura-se funcionários que tenham formação na área de engenharia (Mecânica, Elétrica, etc) ou mesmo Administração. O conhecimento de práticas como a “6 Sigma” é importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *