O que faz um engenheiro de equipamentos

Um engenheiro de equipamentos tem como principal atribuição a inspeção dos equipamentos de uma indústria ou companhia. Devem planejar a parada dos equipamentos para realizar tal inspeção, verificando o estado dos equipamentos e fazendo os relatórios necessários, informando se há necessidade de substituição de equipamentos, seu rendimento atual, entre outros. Em caso de novas necessidades ou aquisições da empresa, o engenheiro de equipamentos também atua, participando da elaboração do projeto e da construção e montagem dos equipamentos.

Em resumo, a tarefa primordial do engenheiro de equipamentos é manter toda a estrutura de equipamentos da empresa funcionando. Além disso, também é responsável por sugerir novas implementações que otimizem e barateiem o processo todo. O engenheiro de equipamentos também participa ativamente da escola de novos equipamentos quando a empresa deseja comprar. No caso de empresas públicas, o engenheiro participa da avaliação das propostas da licitação, comparando preços e qualidade do equipamento e serviço.

Salário inicial

Cerca de R$ 3.000,00.

O que estudar?

As empresas geralmente contratam engenheiros de equipamentos com estudo dependendo da área de atuação. Mas, os principais cursos de engenharia, como Mecânica, Elétrica, Eletrônica e de Materiais, podem preparar para entrar no mercado. Mas uma constante atualização e reciclagem é necessária, pois a indústria com certeza desejará sempre estar com os melhores equipamentos possíveis.

1 Comentário

  1. Luiz Antonio Freitas Ferreira dos Santos

    10 de Abril de 2012 às 19:31

    Olá, boa noite!

    Engenheiro de Equipamentos, precisa ter CREA? Se não, onde encontro a informação de que não precisa?

    Obrigado

    Luiz Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *