O que faz um engenheiro de barragens

O Engenheiro de Barragens é o profissional com formação superior em Engenharia que se especializou na construção de barragens, dado que não existe nenhum curso específico que capacite o profissional como Engenheiro de Barragens. Embora algumas pessoas acreditem que a Engenharia com fornece a melhor formação para a construção de barragens é a hídrica, a realidade é que é a Engenharia Civil que capacita profissionais para projetos tão complexos como a construção de barragens, dado que a Engenharia Hídrica tem como função principal a gestão de recursos hídricos e não a construção de infraestruturas que permitam conter estes recursos naturais. No entanto, a participação de especialistas de recursos hídricos é essencial para a elaboração de um bom projeto, tal como a participação de outros profissionais também de faz necessária.

Em um país com recursos hídricos abundantes como o Brasil, a atuação do Engenheiro de Barragens se torna essencial ao desenvolvimento nacional, uma vez que uma barragem pode fazer com que toda uma região, que antes não tinha futuro, tenha prosperidade garantida.

Em termos de remuneração, o salário varia de forma bastante acentuada de acordo com a formação do profissional, bem como com os projetos nos quais o Engenheiro de Barragens está envolvido. Nesse sentido, não é possível indicar valores exatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *