O que faz um engenheiro de automação

Automatizar os sistemas e aparelhos pode ser uma grande vantagem, principalmente para as indústrias e comércios. O engenheiro de automação irá desenvolver os projetos do sistema em questão, que pode ser em um prédio, comércio ou indústria, sendo a última área a que mais possui oportunidades para este profissional.

O mercado de trabalho para o engenheiro de automação tem uma grande oferta de oportunidades, pois há grande necessidade de seu serviço nas áreas de petróleo e gás, manufatura, metalurgia e mineração em todo o país. Você pode trabalhar diretamente nas empresas ou então prestar consultoria, sem se preocupar com vínculos empregatícios.

Para se tornar um engenheiro de automação você precisará concluir um curso de graduação na área, que tem duração média de cinco anos. No entanto, você terá diversas opções de áreas de trabalho. Você poderá trabalhar com o projeto de bancos de dados, na área de informática e até projetando maquinário da área de biotecnologia, ou seja, você pode aliar uma área de seu interesse além da própria automação.

A média salarial do engenheiro de automação é de cinco mil reais, sendo os cargos iniciantes a faixa de três mil. É um salário bastante justo para responsabilidade deste profissional. Apesar de todo o estudo, se esta for uma área que realmente desperte o seu interesse, valerá a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *