O que faz um engenheiro automotivo

Um engenheiro automotivo é um profissional com graduação engenharia automotiva e também aquele que é formado em engenharia mecânica e com especialização em engenharia automotiva. Dessa forma, para o exercício da profissão é essencial ter formação de nível superior nessa área.

A engenharia automotiva, que também recebe o nome de engenharia automóvel ou engenharia automobilística, é um nicho da engenharia mecânica na qual existe a especialização nos diversos tipos de veículos automóveis. Assim sendo, são aplicados na engenharia automotiva conceitos e elementos científicos, da engenharia mecânica, da informática, da eletrotécnica e da eletrônica.

A engenharia automotiva atua na engenharia de produto e na engenharia de desenvolvimento.

O engenheiro automotivo que atua na vertente de engenharia de produto trabalha com os seguintes aspectos: climatização dentro do veículo; segurança que o automóvel proporciona; consumo de combustível e emissão de gases poluentes; dinâmica e desempenho e ergonomia do veículo; viabilidade e custos envolvidos no processo de produção do automóvel; facilidade de condução do veículo; durabilidade e corrosão do automóvel; e ruídos, vibração e dureza, que se prende com a percepção tátil e auditiva de quem conduz o veículo.

Já o profissional dessa área que se envolve na engenharia de desenvolvimento ou engenharia de sistemas, como também é conhecida, cuida de cada um dos itens tidos em consideração pela engenharia de produto, mas de forma individual, bem como no processo de compensação que é o que faz com que o veículo seja um produto equilibrado, como por exemplo: o gasto de combustível em contraposição ao desempenho do motor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *