O que faz um engenheiro ambiental

Um engenheiro ambiental é um profissional que trabalha nas áreas de bioprocessos e biotecnologia, energia, controle de poluição, recuperação de áreas, licenciamento, planejamento e gestão ambiental. O engenheiro ambiental pode assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs.

Entre as responsabilidades de um profissional formado em engenharia ambiental estão:

  • Avaliar efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente.
  • Criar mecanismos para diminuir os impactos ambientais na produção industrial.
  • Avaliar diferentes fontes de energia.
  • Reduzir o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente.
  • Monitorar a qualidade da água e do ar.
  • Elaborar relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais.
  • Estudar meios de reutilização de resíduos.
  • Desenvolver e executar projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas.

O salário médio de um engenheiro ambiental recém-formado é de R$ 3.000,00. O curso de engenharia ambiental tem duração média de cinco anos.

O mercado de trabalho é promissor para o profissional da área, principalmente por conta da realização de obras de infraestrutura, que precisam de engenheiros ambientais principalmente para o trabalho de controle da poluição.

76 Comments

  1. LinndaFk

    12 de março de 2011 às 15:59

    me ajudou a escolher minha profissão (:

  2. Damiris

    14 de março de 2011 às 12:41

    Gostei do site. Estou no segundo ano de Eng. Ambiental e estou amando o Curso!

  3. Kmila

    31 de março de 2011 às 21:02

    Gostei muuuuuuuito do site , pois resume bem e detalhadamente o que precisamos de saber sobre essa profissão!

  4. luan

    5 de abril de 2011 às 14:57

    Pow o site é demais pois contem um conteudo massa da mais!!!!!

  5. iriandra

    11 de abril de 2011 às 22:01

    Paassei no Vestibular Pra engenharia Ambiental na UFCG ..
    Vo cursar..
    Tenho Uma duvida , queria saber se pode trabalhar na vigilância sanitaria? (eu axo que siim) s queria uma certeza.
    Gosto muiito da matematica ou seja de fazer contas..
    Obrigado pela atenção de todos. Site muiito Legal pra duvidas.. abraços 😀

  6. Janine

    15 de abril de 2011 às 21:15

    ameeei pocha beim lçegal quero ser
    engenheira ambiental
    profissão legal cuidar do planeta

  7. carla

    16 de abril de 2011 às 13:07

    faço a 7 serie ainda nau sei que facu fazer estou pensando em fazer engenharia ambiental ou alguma coisa que envolva floresta PLANETA

  8. victor Barrero

    17 de abril de 2011 às 22:22

    O site traz informaçoes muito boas, más podia colocar se o proficional trabalha em um só uma região ou empresa, ou se viaja muito
    Obrigado.

  9. Bruna S.

    29 de abril de 2011 às 20:54

    Termino esse ano o ensino médio, e penso em cursar Engenharia Ambiental. Achei interessante as informações, um básico pra quem quer saber o que um Enenheiro Ambiental faz. Muito interessante, álias, bom saber também da parte dos cálculos, mas, quase 98% que esse é o curso que pretendo cursar..O comentário dos cálculos, assusta, mas tudo é válido pra quem sabe o que quer e se dedica.

  10. Sara Melo

    3 de maio de 2011 às 13:02

    tenho 15 anos e vou prestar vestibular esse ano para Eng.Ambiental e eu acho que tomei a decisão certa. gosto muito de cáuculos e adoro essa profissão decidi isso depois de uma palestra q um profissional dessa área deu no meu cursinho.
    espero q eu passe e estou estudando muito para isso acontecer. Sou do Pará e a faculdade aqui é muito concorrida principalmente na UFPA(universidade federal do pará), a disputa aqui será muito acirrada. BOA SORTE A TODOS QUE VÃO PRESTAR VESTIBULAR PARA ENGENHARIA AMBIENTAL.

  11. loren nair

    26 de maio de 2011 às 10:09

    me interesso bastante por esta profissão amo a naturesa e desejo cuidar do meio ambiente. ass:loren nair rodrigues dias montes claros

  12. Richard

    15 de junho de 2011 às 0:40

    Se você ama a natureza, faça biologia. Se você ama cálculos, faça engenharia. Engenharia ambiental tá é muito longe de ser “ê natureza”, você paga tanto cálculo que fica com vontade de mudar pra civil porque dá mais dinheiro e um biólogo pode concorrer com você em certas ocasiões.

  13. Elaine

    22 de junho de 2011 às 18:14

    Pessoal prestei vestibular passei para engenharia ambiental e eu ODEIO calculo
    agora nem sei oq fazer .?

  14. jennier

    16 de julho de 2011 às 21:04

    ola gostaria de saber se o curso de engenharia amboental é muito dificl??
    pois gosto de matemática e fisica,po´rem não tive uma boa base na escola e agoraa que estou aprendendo realmente o que é física e matemática no cursinho e estou tendo bastante dificuldades,entao realmente estouconfusa de escolher essa area e ter muitas dificuldades la na frente !! me ajudem //???será que poço fazer isso mesmo?
    obrigada

  15. Gleison Wons

    25 de julho de 2011 às 9:14

    Ola galera estou no 3º semestre de Eng. Ambiental na IUNI (CBA) e posso dizer com todas as palavras, Valle apena cada minuto que você passa dentro da sala d aula, isso que posso esta comentando nesse SITE, nota 10. abraços a todos os futuros parceiros de profissão. Segue ai no FACE (GLEISON WONS)

  16. Sthefany Falco

    25 de setembro de 2011 às 12:17

    Jennier, faço engenharia ambiental na UEMS. E afirmo que pra fazer tem que gostar de cálculo, física e principalmente Química. Essas tres matérias vai te seguir pelo menos a té o terceiro ano, e são muito difíceis. Não tem como comparar com o que a gente estuda na escola ou no cursinho, é bem mais complicado. Mas se vc entrar sabendo disso não fica tão louca…heheh… Mas é muito legal. Boa sorte

  17. Cassi

    29 de setembro de 2011 às 22:30

    Tenho 17 anos e sempre odiei física e matemática,mas gostaria de fazer engenharia… acho q vou desistir… putsss.. não sei o que fazer.

  18. CLEILSON GOMES

    3 de outubro de 2011 às 12:43

    AOS COLEGAS Q PRETENDEN CURSAR ESSA AREA NÃO E FAÇIU MAIS NÃO E DEFIÇIO TENTAR POIS LOGO NO COMERÇ0 VC VER Q E MUITO BOM ESO SEGUIR ENFRENTE PORQUER ATRAS VEIN MUITA GENTE SOU UNIVERSITARIO DO 10 PERIUDO…………………………

  19. Luana Lorena

    6 de outubro de 2011 às 10:07

    Gostei muito do site,é muito dificil encontar logo de cara algo tão esclarecido…. Ja tinha intresse sobre o curso,e agora me interessou mas ainda. Esse ano é a primeira vez q vou fazer vestibular. Obrigada.

  20. chayane

    16 de outubro de 2011 às 16:18

    eh realmente muito bom esse site!! axei tudo o que eu procurava!! eu tenho 13 anos, estou na setima serie e estou pensando desde ja numa faculdade!! adorei, e nao tenho total certeza mas axo que vou mesmo fazer egenharia ambiental!!!
    ja li varias materias a respeito, mas essa eh perfeita, e concordo com a luana, muito bem esclarecido!!!
    me interessei muito mais!!
    muitissimo obriga!!

  21. geisiane

    31 de outubro de 2011 às 15:07

    eu ñ gosto muito de cálculos mas vou fazer engenharia ambiental assim mesmo,é cmo dizem nada é dificel é só qerermos aprender.adorei esse curso assim q fiz pesqisa sobre ele, o site me tirou muitas duvidas obrigada,com fé em Deus vou conseguir é o meu objetivo ser engenheira ambiental.

  22. suellen

    27 de dezembro de 2011 às 13:10

    oii tudoo beiin tenho 15 anos e estou querendo me formar para ser uma engenheira ambiental..eu seii que nos cursos usam muitos calculos e não gosto de matemetica mais posso me esforça adoroo desenhar..eu gostaria de saber quanto ta o valor da mensalidade e minha preocupação e de formar e não conseguir emprego gostaria de saber tambem se e dificil conseguir vagas de emprego nessa area e se eu com 15 anos posso ir fazendo alguma coisa que me ajude quando eu for começar??

  23. lucas

    13 de janeiro de 2012 às 8:09

    gostei muito das informaçoes dadas sempre seguirei estas informaçoes obrigado e ate mais

  24. End Yasmin Nunes

    4 de março de 2012 às 20:27

    Quero fazer engenharia ambiental mas o problema é que não curto muito cálculos e nem tive uma boa base no ensino médio . Me ajuda ?

  25. Giselly Landim

    11 de março de 2012 às 17:22

    Gostaria de saber, ainda relacionado com as matérias de física, química e matemática, se a pessoa realmente estudando dá pra passar. Porque tem gente que diz que é muito difícil e realmente não coloca a cara nos livros e estuda. Quero saber se algo alcançado através dos estudos. Grata.

  26. Natalia

    22 de março de 2012 às 10:22

    Muito bom o curso,pretendo cursa-lo!

  27. Joice

    2 de abril de 2012 às 21:00

    Adorei o site!!! me ajudou a esclarecer muitas duvidas.. tenho 17 anos, terminei o ensino médio ano passado e não fiz ainda o vestibular por ter muitas duvidas.. sempre quis engenharia mas tinha duvida de qual, adoro cálculos e a ambiental me interesou muito! mas será que estuda muita biologia? não gosto muito dessa matéria. espero continuar certa que quero cursar engenharia ambiental e ir em frente, ATÉ QUE ENFIM ME DECIDI o/ ah, e esse curso é fácil de arrumar estágios enquanto esta estudando e fácil de arrumar emprego na área?? obrigada por tudo, esse site me ajudou bastante.

  28. Marcelo

    22 de maio de 2012 às 21:07

    Atuo na área ambiental há 10 anos. Tenho uma empresa de projetos, e não sou engenheiro ambiental. O que tenho a dizer, talvez não seja animador, mas acredito que sirva como balizador para aqueles que querem buscar o caminho, não só da engenharia ambiental, mas de processos ambientais. No ano passado recebi 156 currículos, dentre eles de biólogos, engenheiros ambientais, engenheiros sanitaristas e mesmo geólogos (incrivelmente). Nesse segmento, não há grandes regulamentações, e muitas outras profissões podem atuar. Para se ter uma ideia do conflito, você pode ser engenheiro ambiental e ser registrado no CREA ou ser obrigado a registrar-se junto ao CRQ. Não há parâmetros atributivos. É importante que todos saibam que o nome pomposo de “ambiental” não vai direcioná-lo para a proteção de fauna, flora e água, como uma grande parcela espera fazer, nem tampouco, todos serão absorvidos pelas estruturas do Estado, através de IBAMA ICMBio etc. Atuar na área ambiental, é matar um leão por dia, pela absoluta falta de fiscalização, excesso de leis inoperantes e por um contingente de mão de obra de espera incrível. Quando busquei a minha formação, fui atrás do que de fato queria e optei pela área, mas sabia, desde o início, que não seria fácil, e posto isso como maneira de compartilhar a experiência que tenho. Sou Gestor Ambiental, Geógrafo e estudante de Direito. Abraços e boa sorte a todos!!

  29. Eliezio Lopes da Silva

    22 de junho de 2012 às 10:33

    Ola. Eu sou Técnico em Segurança do Trabalho, gostaria de ter um CREA em minhas mãos pra que eu possa fazer uma especialização pra me tornar Engenheiro de Segurança do Trabalho. O curso de Engenharia Ambiental e mais fácil que as outras Engenharias, sim ou não

  30. Walter

    22 de junho de 2012 às 21:14

    O nível do vocabulário de algumas pessoas que pretendem fazer este curso é sofrível….cada erro absurdo de português que me deixa abismado.
    Não acho que um Eng. Ambiental precisa dominar 100% a lingua, mas o mínimo é necessário.
    Pretendo fazer outra faculdade, e na minha cidade minha opção seria Eng. de Materiais ou Ambiental pela UTFPR, (unicos curso disponíveis pelo SISU). Fiz a inscrição para Eng. Ambiental….mas acho que nem vou realizar matrícula…..Não me considero burro mas acho que não darei conta de tanto cálculo…..Eu sempre fui aluno mediano em Fisica, quimica e matemática…e sei que nas engenharias isso não é suficiente…vc tem que ser BOM nessas matérias…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *