O que faz um empreiteiro

Um empreiteiro é um profissional que trabalha por empreitada, querendo isto dizer que não tem um trabalho fixo, funcionando como um freelance que trabalha de acordo com os projetos que consegue. As empreitadas são sempre relacionadas com a construção, remodelação ou demolição de uma infraestrutura. Dessa forma, o empreiteiro tem como local de trabalho o canteiro de obras.

Por norma, os empreiteiros se dividem em dois grupos: aqueles que têm a sua equipe e trabalham com ela nas obras e aqueles que subcontratam partes da obra ou toda ela a outras empresas. Assim, aqueles que subcontratam são denominados empreiteiros gerais. Há mercado para os dois tipos de empreiteiros, dado que obras menores não necessitam forçosamente de serem subcontratadas, mas obras públicas, com vários locais de execução, por exemplo, são normalmente subcontratadas para garantir que a entrega é feita na data acordada.

Regra geral os empreiteiros são formados em Engenharia Civil ou Arquitetura. No entanto, para exercer a função de empreiteiro é necessário ter um alvará, que é uma espécie de licença de atividade. Os requisitos para conseguir o documento variam de estado para estado.

Tendo a prosperidade econômica do país em consideração, escolher ser um empreiteiro pode ser uma boa opção. Embora não haja um salário fixo ou a garantia de conseguir empreitadas, bons empreiteiros são reconhecidos pelo seu trabalho e há sempre afluência de contratos.

1 Comentário

  1. William Macedo Reis

    17 de Fevereiro de 2017 às 9:23

    Eu queria abrir um negócio como subempreiteiro, mais não sou nem engenheiro e nem arquiteto, apenas técnico de edificações. O que devo fazer, qual seria a solução?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *