O que faz um diretor de cinema

Um diretor de cinema é responsável por coordenar as muitas equipes que estão trabalhando em um filme. Pode-se comparar ao trabalho de um maestro em uma orquestra. Apesar de seguir a música pelas partituras, o maestro guia seus músicos para executarem a obra da forma que ele deseja. Para isso, ele deve ter um bom conhecimento da música que está sendo tocada, além de conhecer cada um dos instrumentos sob sua orientação. O mesmo acontece com um diretor de cinema.

Ele pode não ser especialista em todas as áreas da produção, mas deve conhecer um pouco de cada uma. Sua opinião é o que decide de fato como as coisas irão acontecer. Por exemplo, pois mais que haja figurinistas em um filme, o diretor é quem decidirá quais serão usados. O diretor cinematográfico participa de todo o processo de um filmes, desde as conversas com o produtor pra definir elenco, passando pelos ajustes no roteiro (muitos diretos escrevem os próprios roteiros), guiando os atores sobre como ele espera que seja a interpretação deles em cada cena, sugerindo o ritmo da música de cada cena ou ainda trabalhando na montagem final do filme. Enfim, o diretor é o cérebro que coordena todas as diferentes atividades relacionadas ao filmes.

Salário

Segundo o sindicato dos cineastas, um diretor de cinema deve receber no mínimo R$ 2.584,20 por semana.

O que estudar?

O curso que mais direciona para a profissão de diretor cinematográfico é o de Cinema. No entanto, apenas o estudo não garante emprego a nenhum diretor. O que mais importa na realidade é seu portfólio, ou seja, mostrar que já dirigiu filmes, ainda que sejam curtas de poucos minutos. Isso demonstra que você já meteu a mão na massa e sabe o que está fazendo, ainda que não tenha tanta experiência.

1 Comentário

  1. thainan

    7 de setembro de 2011 às 12:33

    eu seguirei a carreira de diretor
    sei que sera uma batalha árdua
    mais eu tenho força de vontade eu vou sim conseguir
    quando eu conseguir eu vou TENTAR ajudar aqueles roteiristas principiantes e como pretendo ser diretor geral, tentarei incluir alguns diretores aprendizes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *