O que faz um diretor de arte

Um diretor de arte é a pessoa responsável pela comunicação visual de uma determinada empresa. Por exemplo, em uma agência de internet, ele será a pessoa responsável por zelar pela imagem da empresa e pelo padrão de realização do trabalho através do design. Ele é quem dirige os demais funcionários, aprovando ou não os seus trabalhos.

O mais importante para se tornar um diretor de arte, é ter conhecimento de mercado e ter muita criatividade, tanto para criar novos conceitos do zero quanto para adaptar conceitos criados à ideia da empresa. Esse profissional será responsável pela parte criativa da empresa, por isso precisa estar sempre atento a tudo o que está acontecendo nas mais diferentes áreas, como a música e a história, por exemplo. A partir de conceitos dessas áreas ele poderá criar uma ideia nova para um projeto.

Saber se comunicar bem também é fundamental. O diretor de arte é quem gerencia a imagem que vai ser transmitida ao consumidor final, ou aos clientes, o que significa que essa mensagem precisa ser clara e bem entendida. Quando há ruídos nessa comunicação, a campanha falha, assim como o trabalho de todas as pessoas envolvidas.

Alguns conhecimentos são fundamentais para essa profissão, como saber usar o Adobe Ilustrator, Photoshop e InDesign. Flash e Dreamweaver são diferenciais, mas o mais importante mesmo é ter a mente aberta para poder criar livremente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *