O que faz um designer de jogos

Segundo estatísticas atuais, a indústria de jogos é aquela que mais fatura a nível mundial. Nesse sentido, profissionais desta área, como o designer de jogos, são sempre necessários para dar vazão à produção.

Um designer de jogos é um indivíduo que projeta jogos. Embora no Brasil o termo seja usado quase que exclusivamente para definir o profissional que projeta jogos eletrônicos (para computador, celular, consoles e internet), também os indivíduos que projetam jogos não virtuais, como os de tabuleiro ou RPGs (Role Playing Games) são designados como designers de jogos.

O indivíduo que atua como designer de jogos tem como função principal projetar o jogo ao nível de design. Contudo, no início do boom dos jogos eletrônicos, os designers também eram os programadores principais do jogo. Com o crescimento da indústria isso se tornou pouco usual. Por isso, hoje em dia a função principal deste profissional é atuar como projetista do jogo.

No Brasil ainda só existe um único curso com nível de graduação que habilita profissionais que querem projetar jogos, que é o de Design de Games. No entanto, fora do país existem outras opções e existem diversos profissionais de outras áreas, como Ciências da Computação e Belas Artes, que se dedicam ao design de jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *