O que faz um desenvolvedor web

Desenvolvedor web é o programador especializado em desenvolver aplicações que funcionam na nuvem. Assim sendo, este profissional cria programas que não necessitam de ser instalados no dispositivo para que funcionem. Além disso, um desenvolvedor web é aquele que desenvolve sites, portais, fóruns, lojas virtuais, etc.

Assim sendo, para atuar como desenvolvedor web o indivíduo necessita de formação bastante específica que forneça competências para programar, tais como conhecer as linguagens de programação mais solicitadas (PHP, Java, ASP, .NET), conhecer e entender o funcionamento de banco de dados, sendo, portanto, imprescindível o conhecimento da linguagem SQL. Adicionalmente, dominar CSS e HTML é fundamental.

Para obter estas competências e outras que são necessárias para o exercício da profissão de desenvolvedor web é necessário cursar uma graduação, por norma Sistemas da Informação, ou frequentar uma série de cursos voltados para o ensino de linguagens de programação. O salário médio de um programador contratado é de R$ 2.000,00.

Em relação ao mercado de trabalho, há bastante procura, pois existe uma lacuna muito grande entre a quantidade de profissionais necessários e o número de indivíduos devidamente qualificados para trabalhar como desenvolvedor web. É importante também referir que um desenvolvedor além de poder ser contratado para trabalhar em uma empresa, pode abrir a própria empresa, fornecer seus serviços como freelance ou consultor ou ainda enveredar pela carreira acadêmica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *