O que faz um desenvolvedor de sistemas

Um desenvolvedor de sistemas é responsável pela implementação do sistema desejado pelo cliente. O desenvolvedor de sistemas recebe as tarefas que ele deve implementar (geralmente chamada de casos de uso) de seu gerente. Cada uma dessas tarefas corresponde à uma pequena parte de todo o sistema. Quanto maior o sistema, mais desenvolvedores estão envolvidos, e melhor deve ser o trabalho em equipe para que as partes que cada um está desenvolvendo funcionem quando estiverem todas juntas.

Todo sistema é desenvolvido em uma linguagem de programação. Existem dezenas delas, e cada empresa escolhe a que julgar mais produtiva e que corresponda às necessidades do projeto. Um sistema pode até mesmo utilizar mais de uma linguagem de programação. O desenvolvedor deve dominar ao menos uma linguagem de programação para conseguir um emprego. Mas, quanto mais linguagens ele conhecer, mais flexibilidade ele terá e, claro, oportunidades de emprego.

Salário inicial

Entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00.

O que estudar?

Para trabalhar com desenvolvimento de sistemas pode-se optar pelo curso de bacharelado em Ciência da Computação, que provê uma fundamentação muito boa sobre os computadores. Cursos de Sistemas da Informação geralmente têm menor duração que o curso de Ciência da Computação, e também é outra possibilidade. A língua inglesa também é importante, pois boa parte da documentação das linguagens de programação estão nessa língua. Aprender algumas linguagens de programação também é importante. A linguagem que mais tem oferecido empregos hoje é Java, mas sempre há vagas para desenvolvedores que utilizam outras linguagens como Visual Basic, C, Ruby on Rails, entre muitas outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *