O que faz um curador de arte

Se levarmos em conta a movimentação financeira associada à arte no Brasil, tal como a crescente complexidade e dinamismo do mercado da arte, é simples verificar que existe uma demanda crescente por profissionais como o curador de arte.

Para exercer essa profissão é necessário ter conhecimentos de administração, curadoria e também, como é óbvio, dos mais variados tipos de arte. Por isso, é aconselhável para o indivíduo que quer exercer essa função que aprofunde os seus conhecimentos nessas três áreas. No entanto, há sempre uma maior facilidade de conseguir singrar nessa profissão se o indivíduo já se movimentar no meio artístico, seja como museólogo, produtor cultural, galerista e outras profissões ligadas ao mundo das artes.

O mercado de trabalho para um curador de arte é bastante extenso, tendo em conta a quantidade de centros, institutos e associações artísticas existentes. Dessa forma, é possível trabalhar tanto para grandes empresas ligadas ao universo cultural e às artes do espetáculo, como para fundações, governamentais ou não, que possuam ligação com a arte e a cultura.

Em termos salariais não existe um grande atrativo no começo da carreira, dado que as remunerações iniciais estão na casa dos R$ 2.000,00. Porém, em longo prazo é possível chegar ao valor médio mensal de R$ 20.000,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *