O que faz um CTO

Para quem se interessa pela área tecnológica no que diz respeito ao suporte técnico de uma empresa, o cargo de CTO é o objetivo final a ser alcançado para chegar ao topo da carreira. Como muitas pessoas têm dúvidas, é importante esclarecer que esse cargo já existe no mercado, só que o nome de Diretor Técnico ou Gerente Técnico. A sigla é da expressão em inglês Chief Technical Officer.

Diferente do CIO, o CTO é a pessoa que vai pensar no suporte tecnológico de uma empresa, ou seja, na instalação de computadores e bancos de dados e demais aparelhagem que seja relacionada com a infraestrutura. O CIO se foca apenas na parte operacional, nos sistemas que serão utilizados e na ligação interna entre filiais ou unidades.

Além dos conhecimentos técnicos, a experiência na área é muito valorizada. Essa pessoa será responsável pelo bom funcionamento estrutural da empresa e todos os problemas deverão ser devidamente solucionados pela sua equipe. Como suas funções são similares à de um gerente, o CTO também irá escolher os profissionais que irão compor sua equipe de suporte, por isso habilidades gerenciais são um ponto positivo.

Esse profissional tem média salarial de 15 mil em grandes  empresas. Esse valor pode ficar ainda mais alto quando ele agrega não só as funções de CTO, mas a de CIO também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *