O que faz um cosmólogo

Um cosmólogo é aquele especializado em Cosmologia, que é a área que estuda a origem, destino, finalidade e possível extinção do universo, sendo que existe a Cosmologia Religiosa e a Cosmologia Física.

A Cosmologia Religiosa foca o estudo sobre o universo em mitologia, esoterismo, religião e na história. Já a Cosmologia Física é o estudo científico da origem, desenvolvimento, evolução, dinâmica, estrutura do universo, tendo em consideração as leis da natureza que permitem que o universo esteja em ordem.

No Brasil não existe nenhum curso superior específico em Cosmologia Física. Para se tornar um cosmólogo o indivíduo deve, antes de mais, ter uma graduação em Física ou Astronomia. Posteriormente, é então necessário seguir o percurso acadêmico fazendo pós-graduação em Cosmologia. Além de físicos e astrônomos, também filósofos acadêmicos, como metafísicos, estudam Cosmologia.

Os locais onde um cosmólogo pode atuar são bastante reduzidos, tendo em conta a natureza da sua formação. Centros de investigação independentes e de universidades são onde, por norma, estes profissionais conseguem financiamento para as suas pesquisas e para o desenvolvimento do seu trabalho. Países mais desenvolvidos academicamente, como os Estados Unidos e a Alemanha, tendem a ter mais financiamento para investigação científica, dessa forma, muitos cosmólogos resolvem sair do Brasil de forma a ter mais oportunidades.

Personalidades como Stephen Hawking e Mário Novello estão entre os grandes cosmólogos contemporâneos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *